Ayrton Vignola - 14/10/2010
Ayrton Vignola - 14/10/2010

São Luis do Paraitinga se torna patrimônio histórico nacional

Cidade no Vale do Paraíba afetada por grande inundação no ano passado foi tombada pelo Iphan

Marília Lopes, estadão.com.br

10 Dezembro 2010 | 14h41

SÃO PAULO - Os conselheiros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiram na manhã desta sexta-feira, 10, que São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, é patrimônio histórico nacional. A decisão, tomada pela unanimidade dos conselheiros do Iphan, foi anunciada após dois dias de reunião para avaliar a proposta de tombamento da cidade.

 

O tombamento pelo Iphan abrange o centro histórico da cidade e também a preservação visual do entorno, que tem montanhas da Serra do Mar. A área total de preservação visual ultrapassa 6,5 milhões de metros quadrados. Em 1892, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) já havia tombado o centro histórico da cidade.

 

O Iphan planeja, já no próximo ano, comprar uma casa para implantação da Casa do Patrimônio, que será um centro de referência em preservação em todo o Vale do Paraíba e serviria para aproximar o Instituto da população.

 

Para que os conselheiros decidissem sobre a proposta de tombamento de São Luis do Paraitinga, técnicos do Iphan elaboraram um dossiê, que foi finalizado antes da grande enchente que destruiu parte do município no início do ano. O documento foi usado para a reconstrução do centro histórico da cidade. Mas, os técnicos precisaram atualizar o dossiê que servirá de base para a análise dos conselheiros do Iphan.

 

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que avalia os processos de tombamento e registro, é composto por 22 pessoas e presidido por Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan. Conta com a participação de profissionais do Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus - Ibram e também tem membros da sociedade civil.

Mais conteúdo sobre:
São Luis do Paraitinga

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.