Alan Brito/AE
Alan Brito/AE

São Luís do Paraitinga recebe sistema de alertas em rio

Entre os rios monitorados está o Paraitinga, cuja cheia em 2010 deixou a cidade em estado de calamidade.

José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo

04 Julho 2012 | 15h54

SÃO LUÍS DO PARAITINGA

Sistema em rios alerta para risco de enchente

Uma rede de telemetria, com equipamentos que medem índice de chuva e o nível de rios, vai possibilitar que as populações em áreas de risco sejam alertadas sobre enchentes seis horas antes. O sistema acaba de ser instalado na Bacia do Paraíba do Sul, com 20 pontos de medição. Entre os rios monitorados está o Paraitinga, cuja cheia em 2010 deixou São Luís do Paraitinga em estado de calamidade.

PIRACICABA

Festa do Divino faz 186 anos e é bem imaterial

Realizada desde 1826, a Festa do Divino de Piracicaba foi iniciada no domingo, com a bênção e a derrubada dos barcos no rio que dá nome à cidade, e acaba de entrar no inventário de bens imateriais do Departamento de Patrimônio do município. A inclusão é o primeiro passo para o registro no Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro. A festa terá seu ponto alto no sábado, com a Procissão do Divino e o Encontro das Bandeiras no Rio Piracicaba. O encerramento será no dia 8, com danças folclóricas e salva de morteiros.

COLINA

Hipismo é atração na 35ª Festa do Cavalo

Colina, a 400 quilômetros da capital, vem se firmando como a Capital Nacional do Cavalo e fornecedora dos animais da ração BH (brasileiro de hipismo) à Cavalaria 9 de Julho, da Polícia Militar. Entre amanhã e o dia 9 deste mês, a cidade vai realizar sua 35.ª Festa do Cavalo, no recinto da prefeitura. Haverá competições, rodeios e apresentações de hipismo, além de shows musicais. O encerramento da festa terá entrada gratuita.

 

PENÁPOLIS

Maior museu naïf paulista está ameaçado

O Museu do Sol, primeiro da América do Sul voltado para a arte primitiva moderna, conhecida como naïf, completa 40 anos e foi fechado em 2010. As 360 peças estão sem manutenção. A prefeitura tenta acordo com a Fundação das Artes para assumir o museu. Ele era mantido com recursos da Usina Campestre, que deixou de financiá-lo após crise.

 

2 PERGUNTAS PARA...

Tadayuki Yoshimura, da Associação de Limpeza Pública

1. Qual o prazo para os municípios prepararem o plano de gestão previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos? A lei de agosto de 2010, que prevê coleta seletiva e fim de lixões, estipulou 2 de agosto como limite.

2. O que acontece se a cidade não cumprir? As cidades que solicitarem verbas extras à União para manejo de resíduos sólidos só terão acesso aos recursos apresentando o plano.

Notícias relacionadas
Mais conteúdo sobre:
Coluna Pelo Interior

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.