Santa pode ser relíquia de mestre da arte sacra

Uma imagem de gesso de Nossa Senhora dos Prazeres encontrada na semana passada com um colecionador da capital escondia parte de uma relíquia. O busto da santa e a imagem do Menino Jesus em seus braços podem ser partes de uma escultura feita há 370 anos pelo frei Agostinho de Jesus, um dos precursores da arte sacra colonial no Brasil.

JOSÉ MARIA TOMAZELA , SOROCABA, O Estado de S.Paulo

27 Março 2012 | 07h40

De acordo com o pesquisador de arte barroca Marcelo Galvão Coimbra, além da semelhança no estilo, as partes originais são de terracota, matéria-prima igual à usada pelo artista. "Provavelmente, a imagem original foi quebrada e refeita em gesso, material barato, séculos depois", acredita o pesquisador.

"Embora o conjunto aparentasse ser de gesso, os traços do rosto chamavam a atenção", disse Coimbra, que percebeu que uma parte da imagem é de terracota. Os traços característicos de Frei Agostinho foram identificados com a ajuda de outros pesquisadores. "O estilo é idêntico ao de outras imagens do artista."

A peça fará parte da exposição Relíquias Sacras da Arte Barroca Brasileira que acontecerá em São Paulo, a partir de 14 de abril.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.