16 de agosto de 2011 | 00h00
Desconfie se a cobrança da conta de luz vier num valor muito alto.
2. Como faço para verificar se esse é o problema?
Desligue todos os eletrodomésticos das tomadas e apague as luzes. Aguarde aproximadamente 15 minutos e verifique se o medidor continua girando. Se ele continuar a girar, pode estar havendo fuga de energia.
3. O que pode causar a fuga de energia?
Emendas de fios mal feitas; fios desencapados, mal dimensionados ou com isolamento desgastado com o tempo; e ainda um equipamento elétrico em mau estado.
4. O que fazer para descobrir a origem da fuga?
Desligue a chave ou o disjuntor geral e aguarde de novo por uns 15 minutos. Após esse período, se o disco parar de girar, é porque há fuga proveniente da instalação elétrica.
5. O que devo fazer para solucionar o problema?
Primeiro, consulte um eletricista habilitado e faça as adaptações sugeridas. Mas, se o medidor continuar a girar, o problema pode ser nesse aparelho e você deve entrar em contato com a empresa fornecedora de energia elétrica, para que tome as medidas necessárias.
Fonte: Boletim "Consumidor Consciente", ano I, nº 2, da Fundação Procon-SP
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