Rota registra 1ª morte após posse de novo chefe

Policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) mataram anteontem o primeiro suspeito desde que o tenente-coronel Salvador Modesto Madia assumiu a tropa, na terça-feira. A ação ocorreu por volta de 22h, perto do número 6.916 da Estrada do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo.

FELIPE FRAZÃOPEDRO DA ROCHA, O Estado de S.Paulo

25 Novembro 2011 | 03h03

Quatro homens, ocupando um Corsa preto, vestidos de terno, pararam o carro perto de uma casa na Rua José Genioli, na Vila das Belezas. Dois deles pularam o muro da residência e dominaram o dono da casa, o psicólogo Claudionor Melo Rodrigues, e seu filho. Eles roubaram R$ 700 das vítimas e fugiram.

Um dos bandidos pegou um outro carro para a fuga. "Fomos avisados das características do veículo. Em patrulhamento, nos deparamos com o Corsa. O suspeito tentou fugir, mas bateu em um micro-ônibus. Desceu do carro e disparou três vezes contra a viatura", disse o tenente Pedro Hiran, da Rota. Houve reação dos PMs, o assaltante foi baleado no peito e morreu. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O entregador Rafael Machado, de 25 anos, estava na Pizzaria Casanossa e presenciou parte da ação. "Ouvi uma derrapada e o barulho da batida. Depois, escutei um disparo e outros quatro tiros com ruído diferente. Vi as faíscas saindo das armas dos PMs. Acho que o bandido atirou primeiro", disse. A câmera de segurança do Condomínio Village Morumbi registrou o confronto. A imagem mostra o bandido correndo e caindo após um tiro. Segundos depois, três policiais carregam o suspeito até a viatura, que deixa o local. A câmera não flagra disparos.

Resposta. Em nota oficial, a Polícia Militar destacou que "em todas as ocorrências com resultado morte é instaurado o competente Inquérito Policial Militar, de maneira transparente e legalista". "Ao fim, o julgamento é feito pelo próprio povo, pelo Tribunal do Júri. Assim, a Polícia Militar reputa como uma grave acusação qualquer tipo de tentativa de relacionar a ocorrência da última quarta-feira com a assunção do novo Comandante da Rota."

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.