Rodízio de carros será ampliado em 240 quilômetros em São Paulo

CET espera reduzir tráfego em 20% com inclusão de avenidas como Interlagos e Aricanduva

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Por Bruno Ribeiro
Atualização:

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pretende incluir mais de 240 quilômetros de ruas no rodízio de veículos no trânsito paulistano.  Com 46 novas vias, grandes avenidas da cidade (veja lista abaixo), como Aricanduva, na zona leste, Inajar de Souza, ao norte, e Washington Luís e Interlagos, ao sul, fariam parte do novo modelo. O projeto ainda não tem prazo definido e deve ser implantados após ações de melhorias na estrutura de faixas e corredores de ônibus para a cidade.

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Por meio de estudos, a companhia concluiu que o rodízio ampliado diminuiria em até 20% os engarrafamentos, com a inclusão de vias arteriais do tipo I (que possuem duas ou mais faixas de tráfego por sentido), existentes fora do centro expandido. Criada em 1997, a Operação Horário de Pico restringe a circulação em parte da manhã (das 7 às 10 horas) e da tarde (das 17 às 20 horas).

Atualmente, o rodízio é aplicado apenas em uma área central de 150 Km². Veja abaixo o mapa do novo modelo e a lista de avenidas incluídas na restrição:

Avenidas incluídas:

- Zona LesteAv. AricanduvaRadial LesteAv. Águia de HaiaAv. Jacu Pêssego Nova TrabalhadoresAv. São Miguel - Zona OesteAv. Eliseu de AlmeidaAv. Prof. Francisco MoratoAv. Lineu de Paula MachadoAv. Escola PolitécnicaAv. Jorge João Saad - Zona NorteAv. Brás LemeAv. Eng. Caetano ÁlvaresAv. Inajar de SouzaAv. Gen. Edgar FacóAv. Gen. Ataliba Leonel - Zona SulAv. Jornalista Roberto MarinhoAv. Roque Petroni JuniorAv. João DiasAv. Washington LuísAv. InterlagosAv. Robert KennedyAv. Senador Teotônio Vilela

 

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