
23 de setembro de 2009 | 12h28
A quarta-feira, 23, deve ser chuvosa na maior parte do Estado de São Paulo e o risco de temporais é alto, segundo previsão da Climatempo. Já para o primeiro fim de semana de primavera, a previsão é de que o sol apareça e a temperatura suba. Porém uma nova frente fria deve chegar ao Estado no domingo, 27, trazendo mais chuva.
A primavera começou oficialmente às 18h18 de terça-feira, 22, e uma das principais características é o aumento gradual da frequência e da intensidade das pancadas de chuva.
Porém neste ano a chuva da primavera veio antes da época normal e a maioria das regiões do Estado já acumula uma quantidade de chuva maior do que a média normal para o mês de setembro.
Em muitas áreas paulistas, o volume de chuva acumulado já supera os 100 milímetros, o que normalmente só começa a ser observado a partir de outubro. Além disso, valores desta ordem são acima das médias históricas para setembro.
Segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a região de Catanduva já tinha cerca de 140 milímetros de chuva acumulados até o começo da manhã desta terça-feira, 22, sendo que a média normal é de aproximadamente 57 milímetros. A chuva forte de terça deixou um acumulado de 68,2 milímetros na região.
Em São Simão, choveu 59,4 milímetros entre 9 horas de terça e 9 horas desta quarta. A média para setembro é de 69 milímetros e o total acumulado este mês já está em torno de 120 milímetros.
Já na capital paulista, a média de chuva para setembro, no Mirante de Santana, na zona norte, é de aproximadamente 74 milímetros, mas o total de chuva acumulado até a manhã de terça já superava dos 160 milímetros.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, do dia primeiro de setembro até o começo da manhã de terça-feira já tinha chovido perto de 130 milímetros em Votuporanga, Presidente Prudente e em Sorocaba. Em Avaré, o acumulado neste período estava em torno de 110 milímetros e em Franca, perto de 120 milímetros.
Encontrou algum erro? Entre em contato