16 de outubro de 2014 | 23h48
RIBEIRÃO PRETO - A Divisão de Vigilância em Saúde e Planejamento da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto (SP) definiu as estratégias para a realização de um bloqueio contra a raiva animal que acontecerá no sábado, 18, na região do Jardim Salgado Filho e parte do bairro Léo Gomes. A ação será em virtude da morte de um cão, no último dia 8, com o vírus da raiva.
Há dois anos casos de raiva animal não eram registrados no estado de São Paulo, sendo este confirmado pela Prefeitura de Ribeirão Preto na tarde desta quinta-feira, 16. Segundo Maria Luiza da Silveira Santa Maria, que coordena a ação contra a raiva em Ribeirão, o animal ficou doente e foi levado para uma clínica veterinária. "Ele apresentava salivação e dificuldade de deglutição", disse.
A confirmação da doença se deu através de exame realizado pelo Instituto Pasteur, da Secretaria do Estado de Saúde. "Ainda não temos a informação de como esse animal se contaminou, mas tudo leva a crer que a transmissão foi por morcego", explicou Maria Luiza.
Por isso, neste sábado, das 8h às 13h, cerca de 30 funcionários do Centro de Controle de Vetores e Zoonoses irão trabalhar, casa a casa, na região em que a doença foi detectada, vacinando os animais domésticos.
Prevenção. A Campanha de Vacinação Antirrábica em Ribeirão Preto começa no próximo dia 3 de novembro. São 67 mil doses já enviadas pelo Ministério da Saúde que serão aplicadas em diferentes bairros do município.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.