Revitalização do Pq. Dom Pedro II só deve ficar pronta em 2016

Projeto foi apresentado na quarta-feira pela Prefeitura e obras devem começar até o início de 2012

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Por Tiago Dantas e do Jornal da Tarde
Atualização:

SÃO PAULO - O projeto de revitalização do Parque Dom Pedro II, centro, foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira, 4, pela Prefeitura. As obras estão previstas para começar entre o final deste ano e o começo de 2012, mas as intervenções na área devem terminar apenas em 2016. Caberá ao próximo prefeito, portanto, dar continuidade ao programa, o que tem provocado desconfiança em quem trabalha na região.

 

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Não são só os prazos que preocupam. O projeto prevê muitas modificações: demolição de três viadutos, enterramento de 1,7 quilômetro da Avenida do Estado, criação de 2,6 mil vagas de estacionamento, revitalização da Rua 25 de Março, mudança de posição do terminal de ônibus e construção de moradias populares e equipamentos de educação e de lazer.

 

"Espero estar vivo para ver tudo isso", brinca o comerciante Pedro Pereira da Cruz, de 63 anos, 40 deles no Mercado Municipal. "A ideia é muito boa. Se tiver um parque aqui na frente vai ser legal até para trazer a família da gente. Mas se fizessem só o estacionamento já estava bom", completa. "Só de ter colocado o treme-treme no chão, o prefeito já merece crédito. Vai ficar bonito", opina o lojista Paulo Saad, de 56 anos.

 

O prefeito Gilberto Kassab acredita que não há motivo para descrença. "Não tem sentido que a administração futura, qualquer que seja, não dê sequência. É um projeto da cidade, não da gestão."

 

Até o fim do seu mandato, em dezembro de 2012, Kassab pretende entregar uma unidade do Sesc e outra do Senac no quarteirão onde ficavam os edifícios São Vito e Mercúrio - o protocolo de intenção foi assinado ontem.

 

A construção de um pontilhão para os ônibus acessarem o Terminal Parque Dom Pedro II e a demolição do Viaduto Diário Popular também devem acontecer no período.

 

A ideia da Prefeitura é inaugurar, também, um shopping para pequenos comerciantes na Rua 25 de Março e, se possível, começar a construção dos túneis da Avenida do Estado. Só essa parte do projeto vai custar R$ 1,1 bilhão e deve levar três anos. A cidade ainda não tem todas as garantias de onde virá o investimento.

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"Estamos buscando alternativas de financiamento", diz o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, que pretende pedir recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Há necessidade de tudo isso?", questiona a urbanista Lucila Lacreta, diretora do Movimento Defenda São Paulo.

 

 

Lucila entende que o projeto privilegia o transporte individual. Bucalem rebate, lembrando que um dos objetivos da proposta é resolver "um grande entroncamento e um grande nó no transporte público". "Vamos devolver um parque belíssimo à cidade", diz.

 

O Parque Dom Pedro II foi aberto em 1922, seguindo projeto do arquiteto Joseph-Antoine Bouvard, chefe dos serviços de paisagismo e de vias públicas de Paris. Após a inauguração da Avenida do Estado, entrou em processo de degradação.

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