Renovação de visto expirado: sem entrevista

O governo americano também estabeleceu novas regras para suavizar uma experiência tão maçante quanto a das filas na imigração dos aeroportos: a espera de até 5 horas para conseguir um visto nos consulados.

O Estado de S.Paulo

27 Março 2012 | 07h39

Hoje, quem tem visto válido ou expirado no último ano não precisa se submeter à entrevista - mas ainda precisa ir até o consulado. A partir de agora, vistos expirados nos últimos quatro anos, desde que sejam para não imigrantes, podem ser renovados sem entrevista. Ainda neste semestre, é provável que nem ao consulado essas pessoas precisem ir mais.

O embaixador Thomas Shannon deve anunciar essa medida nos próximos meses. As demais já estão em vigor.

A isenção de entrevista vale para quem tem visto de negócios (B1), turismo (B2), quem está em trânsito ou é membro de tripulação (C1/D), estudante acadêmico (F) e de escola técnica (M). Essas pessoas são consideradas não imigrantes.

Em 2012, até fevereiro, foram processados 181.318 vistos no Brasil, um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado. A ideia é aumentar a capacidade para que, em 2013, os consulados possam processar 1,8 milhão de vistos ao ano.

Idade. Até hoje, quem tem menos de 14 anos ou mais de 80 também não precisa ser entrevistado. Agora, os menores de 16 e maiores de 66 anos estão isentos de entrevista. No caso dos adolescentes, já não é preciso ir pessoalmente até o consulado, desde que um membro da família vá. Os mais velhos devem ganhar este privilégio em breve. Eventualmente, os isentos podem ser convocados para a entrevista. /N.C.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.