PUBLICIDADE

Regata naufraga em Ilhabela, litoral norte de São Paulo

Os quatro tripulantes da embarcação foram resgatados por um navio de chinês que navegava pelas imediações do acidente

Por Reginaldo Pupo
Atualização:

O veleiro Zing 3, que participaria da tradicional Regata Santos-Rio neste sábado (24), naufragou na manhã desta sexta-feira (23) a cerca de 30 milhas náuticas da Ilha de Vitória, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Considerado um dos veleiros mais rápidos do Brasil, a embarcação foi a pique com quatro tripulantes, que foram resgatados por um navio de bandeira chinesa que navegava pelas imediações do acidente. Eles levariam o barco para Santos para a largada da regata.

PUBLICIDADE

Assim que o veleiro naufragou, a tripulação conseguiu se salvar em um bote. Momentos antes, os velejadores haviam enviado um pedido de socorro para a Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, que acionou sua unidade mais próxima, localizada em São Sebastião, a Delegacia da Capitania dos Portos.

O delegado da unidade, capitão-de-fragata Marcelo de Oliveira Sá, informou que irá instaurar um inquérito para investigar as causas do naufrágio. Os tripulantes, que já retornaram para a cidade de Itacuruçá, no litoral do Rio de Janeiro, serão intimados a prestar depoimento para explicar o que ocasionou o naufrágio do veleiro, um dos mais modernos em operação na costa brasileira.

Mesmo antes do início da regata neste sábado, as condições de vento danificaram alguns veleiros que foram para o mar para os últimos ajustes, em Santos. O medalhista olímpico Torben Grael viu o mastro de seu veleiro Magia partir-se ao meio e está fora da regata, assim como o Miragem, que teve suas velas rasgadas pelos ventos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.