Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Redação da Fuvest tem conceito de Kant como tema

Candidatos tinham que elaborar um texto argumentativo para responder se o homem atual saiu da menoridade e atingiu a maioridade

Isabela Palhares, O Estado de S.Paulo

08 Janeiro 2017 | 16h09

O tema da redação da segunda fase da Fuvest, que começou neste domingo, 9, foi sobre a menoridade, conceito do filósofo Immanuel Kant. Os candidatos tinham que elaborar um texto argumentativo para responder se o homem atual saiu da menoridade e atingiu a maioridade.

A prova trazia como textos de apoio explicações sobre o conceito e o contexto histórico em que foi elaborado por Kant. Segundo o filósofo, a menoridade é a incapacidade do homem de fazer uso de seu entendimento sem ser direcionado por outro indivíduo. A saída desse estado só é possível pelo esclarecimento. 

Para o estudante Julian Navarro, de 18 anos,  apesar de tratar de um conceito complexo, a redação não estava difícil. "Tive filosofia no colégio e é um assunto que gosto e tenho facilidade. Achei um tema bastante pertinente com o contexto sócio econômico brasileiro", disse o candidato, que tenta uma vaga em Economia.

Linniker Gardim, de 19 anos, também disse ter gostado do tema da redação. "Eles formularam a pergunta de uma forma que não deixava o alunose perder ou fugir do tema. Eu falei sobre como o homem é hoje influenciado peloa meios de comunicação e a educação de má qualidade no país", disse o estudante que disputa uma vaga no curso de Saúde Pública. 

Além da redação,  os candidatos também fizeram neste domingo a prova de português com 10 questões  de interpretação de texto, gramática e literatura.

Abstenção. Dos 22.869 convocados para a segunda fase do vestibular, 1.933 faltaram à prova neste domingo - 8,5% de abstenção. O índice é maior que o do ano passado, quando 7,9% dos candidatos deixaram de comparecer ao primeiro dia da segunda fase. 

Os candidatos fizeram as provas em 37 endereços, sendo 21 na região metropolitana de São Paulo e 16 no interior do Estado.

Nesta segunda-feira, 9, os candidatos fazem uma prova de 16 questões com as disciplinas que constituem o núcleo comum do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês), sendo algumas questões interdisciplinares. 

Na terça-feira, 10, último dia de provas, são 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Cada um dos dias de prova valem 100 pontos. O candidato que zerar em uma das provas estará eliminado do vestibular.

Mais conteúdo sobre:
Fuvest Economia Saúde Pública

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.