Divulgação
Divulgação

Quilombos paulistas vão virar rota turística

Circuito oferece 65 atrações nos quilombos de André Lopes, Ivaporunduva, Mandira, Pedro Cubas, São Pedro e Sapatu, em São Paulo

José Maria Tomazela,

29 Agosto 2012 | 00h30

ELDORADO

Quilombos paulistas vão virar rota turística

O Instituto Socioambiental firmou parceria com o Sesc SP para dar forma ao Circuito Quilombola, um passeio pelos atrativos dos principais quilombos do Vale do Ribeira, a partir de Eldorado. Turistas poderão conhecer seus costumes, gastronomia, cultura e belezas naturais. O circuito oferece 65 atrações nos quilombos de André Lopes, Ivaporunduva, Mandira, Pedro Cubas, São Pedro e Sapatu, cujos territórios vão de Eldorado a Cananeia. O lançamento será dia 11 no Sesc Consolação (Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo). Informações no http://www.circuitoquilombola.com.br/.

BOTUCATU

Quer doar fotos para o acervo da Pinacoteca?

A Pinacoteca do Estado está captando imagens para formar um acervo de memórias coletivas na cidade que vai receber a primeira filial da instituição. Na exposição +Educações: Arte e Patrimônio, que vai até 16 de dezembro no Museu de Arte Contemporânea (Rua D. Lúcio, 755, centro), visitantes podem ver gratuitamente imagens de várias épocas da cidade e contribuir com fotos. A filial da Pinacoteca será instalada no antigo fórum, que passa por restauro.

RIO CLARO

Floresta estadual terá acervo preservado

O governo vai dar R$ 14 milhões para recuperar a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Rio Claro. Vistoria do Ministério Público constatou que a fazenda sofreu desmatamentos e o mostruário de eucaliptos, considerado o maior do Brasil, está se degradando. Navarro de Andrade foi pioneiro no estudo e difusão do eucalipto no Brasil, após trazer 144 espécies da Austrália em 1914.

ITU

Nova praça reúne objetos gigantes

Lápis, interfone, caixa-eletrônico e outros objetos gigantes fazem parte da Praça dos Exageros, inaugurada quinta-feira no bairro Padre Bento, em Itu. A intenção é resgatar o mito criado pelo humorista Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, de que em Itu tudo é grande. A praça pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é grátis.

2 PERGUNTAS PARA...

Fernanda Bandeira de Mello, presidente do Condephaat

1. Quantos bens são tombados pelo patrimônio histórico no Estado?

Cerca de 400 bens, dos quais muitos são conjuntos arquitetônicos ou centros de cidades históricas.

2. A quem cabe preservar o bem tombado?

Ao proprietário, pois o tombamento não altera a titularidade do bem. Ao Condephaat, cabe atuar para que projetos de restauro aprovados garantam a preservação do bem para esta e as futuras gerações.

Mais conteúdo sobre:
Coluna Pelo Interior

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.