Alex Silva/AE
Alex Silva/AE

Quer fugir dos gargalos de trânsito natalino em São Paulo? Veja como

Especialistas traçam rotas alternativas para quem quer escapar de Paulista e Ibirapuera

Felipe Tau, Jornal da Tarde

13 Dezembro 2011 | 22h57

SÃO PAULO - A Avenida Paulista e o Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, são dois dos pontos que mais recebem visitantes no Natal, especialmente à noite, quando as luzes da decoração estão acesas. Mas, se a ideia é apenas chegar mais rápido em casa, o motorista deve evitar ao máximo não só a Paulista como a Doutor Arnaldo, a Pedro Álvares Cabral, a Rebouças e a Brasil.

A pedido da reportagem, consultores em engenharia de tráfego sugeriram rotas alternativas para escapar desses "gargalos natalinos". Os trajetos mais prejudicados pelo acúmulo de veículos, segundo eles, são as ligações entre as zonas oeste, central e sul. "Quando escurece, o pico de trânsito da tarde emenda com o período de contemplação", diz Flamínio Fichmann.

Opções. A orientação básica depois do horário de rush da noite é buscar a Marginal do Pinheiros e as Avenidas 23 de Maio e dos Bandeirantes. A Marginal também é opção para quem sai do entorno de Perdizes e das Vilas Pompeia e Leopoldina, na zona oeste, e quer ir para a área da Vila Mariana ou do Ipiranga, na zona sul, assim como as Avenidas Rubem Berta e Jabaquara e a Rua Domingos de Morais.

E quem sai desses bairros, além dos Jardins, com destino ao Aeroporto de Congonhas, pode pegar a Marginal ou ir diretamente para a Avenida dos Bandeirantes e Washington Luís.

 

Mais conteúdo sobre:
trânsito Natal Avenida Paulista rota mapa

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.