Queimadas aumentam 85% este ano em SP

Desde janeiro até esta quarta-feira, 29, foram registrados 984 focos de incêndio no Estado; tempo seco eleva riscos

PUBLICIDADE

Foto do author José Maria Tomazela
Por José Maria Tomazela
Atualização:
O tempo seco dos últimos dias, aliado aos efeitos das geadas, que ressecaram matas e pastagens, estão contribuindo para elevar o risco de queimadas Foto: Débora Supino

SOROCABA - O número de queimadas aumentou 85% no Estado de São Paulo este ano, comparado com o ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde janeiro até esta quarta-feira, 29, foram registrados 984 focos de incêndio no Estado. 

PUBLICIDADE

No mesmo período de 2015, um ano com menos chuvas, foram 531 focos, segundo o Inpe. O tempo seco dos últimos dias, aliado aos efeitos das geadas, que ressecaram matas e pastagens, estão contribuindo para elevar o risco de queimadas.

Da madrugada de terça-feira, 28, ao início da tarde desta quarta, os satélites do Inpe detectaram 31 focos de incêndios em São Paulo. Desses, 18 estavam ativos às 15 horas em cidades como Jarinu, Tatuí, Avaré, Araçariguama, Franco da Rocha, Cunha e Piracicaba, em diversas regiões do Estado. 

O maior número de queimadas este ano foi registrado em abril, com 307 ocorrências. Em fevereiro, apesar das chuvas, os satélites detectaram 188 focos. Este mês, até a tarde desta quarta, foram contabilizados 183, a maioria em áreas rurais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.