Quatro perguntas para...

Flávia Alvim Sant'Anna Addor

/ VITOR HUGO BRANDALISE, O Estado de S.Paulo

02 Janeiro 2013 | 02h02

1. Quais os erros mais comuns de quem sai ao sol em dias de verão em relação aos cuidados com a pele? O descuido mais comum é deixar de reaplicar o filtro solar a cada duas horas, a partir da primeira aplicação, como deve ser feito. Poucas pessoas respeitam a regra. Outro erro muito comum é não beber água em abundância. O sol desidrata o organismo e, se a pessoa não beber muita água, a regeneração da pele é dificultada.

2. Qual o tipo de proteção mais indicada? Os filtros mais indicados são os de fator de proteção de no mínimo 30, para pele branca, e a partir de 15, para peles escuras. É importante observar se o filtro protege contra raios UVB (que causam queimaduras) e UVA (que causam envelhecimento da pele e manchas). Pelo menos um terço do filtro deve ser proteção contra raios UVA.

3. Os melhores horários para sair ao sol são respeitados? Deve-se evitar exposição direta ao sol entre 10 e 15 horas, e, de maneira geral, as pessoas sabem disso. O que muita gente esquece é que, antes das 10 e depois das 15 horas, também é necessário aplicar o filtro solar.

4. Há outras recomendações? Além do filtro e de beber sempre muita água, alimentação leve é indicada. Com idosos e crianças, que têm pele mais sensível, deve-se ter uma atenção redobrada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.