Quatro perguntas para...

Zoara Failla

O Estado de S.Paulo

29 Agosto 2012 | 03h06

1. Quantos livros o brasileiro lê por ano?

A pesquisa apontou que o brasileiro lê 4 livros por ano. É um índice baixo se compararmos com países da Europa e até mesmo da América Latina. No Chile, essa média é de 5,4 e na Espanha, de 10,3.

2. Quem é esse leitor?

Nessa terceira edição da pesquisa, publicada com análises de especialistas no livro Retratos da Leitura no Brasil 3, podemos verificar que as mulheres são as que mais leem: 57% delas se declararam leitoras, enquanto entre os homens o índice é de 43%. Por faixa etária, as crianças e os jovens de até 17 anos leem mais do que os adultos. E a grande maioria é moradora das capitais e municípios com mais de 100 mil habitantes.

3. Qual é a literatura mais consumida?

A obra mais citada foi a Bíblia. Quanto à literatura, os cinco mais lembrados foram: A Cabana, Ágape, Crepúsculo, Violetas na Janela e O Caçador de Pipas. Entre os escritores brasileiros mais admirados estão Monteiro Lobato, em primeiro, seguido de Machado de Assis, Paulo Coelho, Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade.

4. Quem mais incentiva a leitura?

Os professores, cada vez mais. Em 2007, eles estavam em 2.º lugar no ranking dos influenciadores da leitura, com 33%. Na atual pesquisa, atingiram 45%, superando as mães, com 43%. / ADRIANA FERRAZ

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.