Quatro perguntas para...

Fábio Valentim

Flávia Tavares, O Estado de S.Paulo

15 de junho de 2011 | 00h00

ARQUITETO, SÓCIO DO ESCRITÓRIO UNA

1. Quais os principais projetos que você está desenvolvendo agora?

Temos feito vários projetos de reurbanização, revitalização e transporte público. Fizemos um projeto para a Mooca e um para o Parque D. Pedro e, em ambos, a questão do transporte é relevante.

2. Esses projetos já estão em andamento?

O da Mooca foi feito há uns cinco anos e parte dele está inserida em uma licitação de operação urbana que vai sair agora para a Mooca. Já o do Parque D. Pedro, a Prefeitura anunciou esse plano há algumas semanas e há a proposta de implementá-lo em um prazo de 7 ou 8 anos. Isso porque ele é muito amplo - tem até uma lagoa, para ajudar na questão dos alagamentos da região.

3.Quais os desafios de mudanças radicais para cenários tão consolidados?

O principal é entender o que cada secretaria planeja para aquela área e achar uma proposta que congregue essas intenções em um desenho único.

4. Que outros bairros precisam de projetos de revitalização?

Por um lado, há bairros muito adensados, que precisam de obras que interfiram o mínimo possível na paisagem. Mas há regiões muito desestruturadas. Nesses locais, um equipamento de transporte robusto pode ajudar a desenvolver a área. Por exemplo, ao longo das linhas dos trens, há áreas muito ociosas em regiões centrais, como a Barra Funda, a Lapa e o Pari.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.