Quase metade dos voos de Guarulhos tem atrasos nesta sexta

De 209 partidas, 104 atrasaram ao menos 30 minutos no aeroporto, o que representa 47% do total

Laura Maia de Castro e Mônica Reolom, O Estado de S. Paulo

20 Dezembro 2013 | 10h13

Atualizado às 17h20

SÃO PAULO - Passageiros do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, enfrentam nesta sexta-feira, 20, um número de voos atrasados acima da média. Segundo a Gru Airport, concessionária que administra o terminal, entre 0h e 17h, de 263 partidas programadas, 127 tiveram atrasos de pelo menos 30 minutos e 13 voos foram cancelados.

O número de atrasos representa 48% do total dos voos previstas. A média de um dia normal é de apenas 15%.

De acordo com a concessionária, o número é normal para uma sexta-feira que precede o Natal. Em média, cerca de 3 milhões de passageiros passam por Guarulhos por mês e a expectativa é de que haja um aumento de 10% deste número em dezembro.

No Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, dos 168 voos programados, 38 tiveram atrasos e 16 foram cancelados até as 17h. A média de atrasos dos aeroportos administrados pela Infraero era de 20% às 17h.

Recorde. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a expectativa é de que mais de 350 mil passageiros embarquem para o período de festas de final de ano, o que pode representar um recorde em termos de movimentação em um único dia. "De acordo com dados da Abear, dos bilhetes reservados, 95% já foram confirmados, o que garante alta taxa de ocupação nos voos", informou a associação.

Mais conteúdo sobre:
AeroportovoosGuarulhos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.