Reprodução Google Street View
Reprodução Google Street View

Dinamite roubada é suficiente para destruir 10 mil caixas eletrônicos

4 homens armados com fuzis e pistolas invadiram empresa em Salto do Pirapora para levar 3 toneladas de explosivos

José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo

17 Novembro 2017 | 21h25

SOROCABA - Quatro homens armados com fuzis e pistolas dominaram um vigia, invadiram a unidade da empresa Pilar Química do Brasil, em Salto de Pirapora (SP), na noite de quinta-feira, 16, e roubaram 3 toneladas de explosivos. Outros três funcionários foram dominados e obrigados a transferir a carga - 124 caixas - para um caminhão-baú levado pela quadrilha. A dinamite levada é suficiente para explodir dez mil caixas eletrônicos, segundo um oficial especialista em explosivos do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar.

+++ Quadrilha rende seguranças e rouba 3 toneladas de dinamite em Salto de Pirapora

Oficiais do Exército, responsável pela fiscalização da comercialização e do transporte de explosivos, estiveram na empresa. O coronel Igor Boechat, chefe da seção de Comunicação Social do Comando Militar do Sudeste, disse que o Exército ajudará na busca pela carga de dinamite, que é uma das maiores já roubadas no País. “Uma quantidade tão grande pode causar muito estrago, mas também é mais difícil de esconder. Vamos colaborar com os órgãos da segurança pública para tentar reaver os explosivos.” 

+++ Professora suspeita de agredir crianças é denunciada por tortura em Buri

Segundo ele, em casos anteriores, houve evidências de que a dinamite foi parar nas mãos de quadrilhas de roubos a banco e empresas de valores. Só este ano, o Exército fez cinco operações para prevenir e reprimir os crimes envolvendo explosivos, em conjunto com o Estado. 

+++ Guarda Municipal encontra ossada humana no interior de mastro em Araçariguama

Esse foi o segundo roubo de explosivos no interior paulista em menos de uma semana. No domingo, uma quadrilha invadiu uma mineradora em Santa Rosa do Viterbo e fugiu levando 50 quilos de dinamite. Em abril, criminosos roubaram um caminhão com 260 quilos de dinamite, em Nazaré Paulista, também no interior de São Paulo. 

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.