
05 de agosto de 2010 | 00h00
A regra é igual à das bebidas alcoólicas. No caso dos automóveis, as propagandas devem ser veiculadas com uma das frases que lembram aos motoristas que respeitem as sinalizações e tenham cuidado com pedestres, por exemplo. A obrigatoriedade foi sancionada em julho do ano passado.
Em julho, o Contran definiu as regras específicas para cada mídia. Para rádio, por exemplo, o locutor deve ler uma das frases após a assinatura da marca do anunciante. Os anúncios televisivos devem mostrar a mensagem em forma de texto, com duração de pelo menos três segundos. Quem desrespeitar a regra estará sujeito a advertências, suspensão da propaganda por 60 dias e multa de até R$ 5 mil.
A regra foi apoiada por entidades ligadas à indústria automotiva. Por outro lado, os publicitários são contra. "Compete às autoridades educar a população, e não obrigar as agências a travestir os anúncios comerciais de anúncios educativos", disse o presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda, Paulo Chueiri. "Não é igual aos anúncios de cigarro. Carros não são perniciosos como o fumo."
As frases
"Respeite a sinalização de trânsito"
"Faça revisões em seu veículo regularmente"
"No trânsito somos todos pedestres"
"Capacete é a proteção do motociclista"
"Cinto de segurança salva vidas"
"Transporte com segurança, use a cadeirinha"
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