Programa até agora não saiu do papel no interior do Estado

Apenas uma cidade paulista, além da capital, tem convênio com o governo do Estado para adotar o "bico oficial". É Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana, que firmou acordo em 1.º de março. Os policiais, no entanto, ainda não estão nas ruas.

Paulo Saldaña e José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo

29 Março 2011 | 00h00

O governo do Estado quer levar para outras cidades o modelo criado pelo prefeito Gilberto Kassab em São Paulo. No fim de janeiro, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou em evento no Palácio dos Bandeirantes a expansão para o interior. No evento, político, Alckmin assinou um protocolo de intenções para a execução da Operação Delegada na cidade de Sorocaba, que seria o primeiro município do interior a receber a inovação, já em fevereiro.

Sorocaba, entretanto, ainda não deu início à operação. A Câmara Municipal já aprovou lei que autoriza a parceria e a prefeitura publicou decreto que a regulamenta - parte das necessidades legais. Mas o plano de ação ainda não está acertado.

Em 2010, pelo menos 15 municípios já mostraram interesse em adotar o modelo, conforme o Comando da Polícia Militar. Em ao menos três cidades - Parapuã, Assis e Ribeirão Pires -, as leis já foram aprovadas. Nos municípios de Barretos, Agudos, Potim, São José dos Campos e São José do Rio Preto, há projetos em tramitação nas Câmaras Municipais.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.