Primeiro shopping foi inaugurado em 1966

Nas primeiras décadas do século 20, muito antes da chegada do primeiro shopping center na cidade - o Iguatemi, em 1966 -, o paulistano passeava, marcava encontros e fazia compras nas principais ruas do centro de São Paulo. O conhecido triângulo formado pelas Ruas Direita, 15 de Novembro e São Bento era sinônimo de sofisticação. À tarde, as senhoras saíam elegantemente vestidas usando chapéus para as compras e paravam para um chá ou um sorvete.

O Estado de S.Paulo

22 de fevereiro de 2013 | 02h05

A primeira loja de departamentos de São Paulo, o Mappin, instalou-se em 1912, na Rua 15 de Novembro, e concorria com a Casa Alemã, que funcionava na rua Direita. O Mappin tornou-se um marco da expansão do comércio paulistano quando passou a funcionar do outro lado do viaduto do Chá, no prédio da Praça Ramos de Azevedo.

Aos poucos o comércio expandiu-se para os bairros. Surgiram as galerias. Antes da invasão dos shoppings, um outro polo comercial fez grande sucesso nos anos 60, a Rua Augusta. Hoje, só na capital, existem 52 shoppings e até o final do ano mais quatro serão inaugurados. / ROSE SACONI

História: Antes, o triângulo formado pelas Ruas Direita, 15 de Novembro e S. Bento era sinônimo de sofisticação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.