Felipe Cordeiro/Estadão
Felipe Cordeiro/Estadão

1º dia útil do verão começa com tempo ameno; véspera de Natal terá máxima de 23ºC

Próximos três meses serão chuvosos na Região Sudeste e terão menos dias de calor extremo do que o verão passado

Felipe Cordeiro, O Estado de S.Paulo

23 de dezembro de 2019 | 09h00
Atualizado 25 de dezembro de 2019 | 20h59

SÃO PAULO - O primeiro dia útil do verão se iniciou com chuvas isoladas e temperaturas amenas na cidade de São Paulo. Nesta segunda-feira, 23, a capital amanheceu com média de 20ºC e precipitação em alguns pontos das zonas leste e norte. Já nesta terça-feira, 24, véspera do Natal, a previsão é de garoa e máxima de 23ºC.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, o dia segue nublado, com chuvas de intensidade fraca a moderada. À noite, as condições do tempo melhoram aos poucos, restando chuviscos isolados nas regiões mais próximas da Serra do Mar. A temperatura máxima não deve ultrapassar 22ºC nesta segunda.

Na véspera do Natal, a previsão é de chuviscos isolados na madrugada e melhoria das condições meteorológicas no decorrer do dia, com o aparecimento do sol entre nuvens. Mesmo assim, as temperaturas seguem amenas, com mínima de 18ºC na madrugada e máxima de 23ºC.

Verão

O verão se iniciou oficialmente na madrugada deste domingo, 22, e vai até as 3h50 do dia 20 de março de 2020, no horário de Brasília.

A estação é caracterizada pela elevação da temperatura em todo País, em função da posição relativa do sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuvas fortes, queda de granizo, ventos com intensidade moderada a forte e descargas elétricas, principalmente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Sudeste nos próximos três meses é de chuvas dentro da faixa normal ou acima em grande parte de Minas Gerais e no centro-norte do Espírito Santo. Nas demais áreas, a expectativa é de precipitação abaixo da média.

Já segundo o Climatempo, a estação não deve ter dias de calor extremo no Sudeste, como foi o verão passado.

Tudo o que sabemos sobre:
verão [estação do ano]

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.