Primeira frota de ônibus movidos a etanol é entregue em São Paulo

Cidade é a primeira das Américas a implantar modelo na rede municipal de transporte coletivo

Marcela Gonsalves, Estadão.com.br

26 Maio 2011 | 18h53

SÃO PAULO - Foram entregues nesta quinta-feira, 26, os primeiros dez ônibus movidos a etanol que vão entrar em operação com o selo Ecofrota/Etanol na cidade de São Paulo. Está prevista ainda a entrega de outros 40 veículos até o final de junho. A capital paulista é a primeira cidade das Américas a implantar o modelo a etanol na rede municipal de transporte coletivo.

 

Segundo a prefeitura, os novos ônibus reduzem em até 90% a emissão de material particulado na atmosfera em relação aos coletivos movidos a diesel. Diminuem também em 80% a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global, em 62% a emissão de óxidos de nitrogênio e não liberam enxofre, o causador da chuva ácida.

 

Inicialmente, os ônibus movidos a etanol farão os trajetos das linhas 577T/10 (Jardim Miriam-Vila Gomes); 509M/10 (Jardim Miriam-Terminal Princesa Isabel); e 6358/10 (Jardim Luso-Terminal Bandeira), na zona sul. Eles começam a circular nesta sexta-feira, 27.

 

A legislação ambiental de São Paulo prevê que todos os ônibus destinados ao transporte público na cidade sejam movidos a combustíveis 100% renováveis até 2018. Para cumprir as determinações da Política Municipal de Mudanças do Clima, instituída em 2009, a Prefeitura já aprovou a inclusão de 200 ônibus a etanol e se comprometeu a diminuir em pelo menos 10% ao ano o uso de combustíveis fósseis.

Mais conteúdo sobre:
ônibusetanolSPtransportes

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.