Estadão
Estadão

Prefeitura vai isolar bairros residenciais de Pinheiros no carnaval

Portaria publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da Cidade estabelece colocação de grades para garantir sossego de moradores

Adriana Ferraz, O Estado de S. Paulo

03 de fevereiro de 2017 | 15h32

SÃO PAULO -A Prefeitura Regional de Pinheiros vai isolar as Zonas Estritamente Residenciais (ZERs) e Predominantemente Residenciais (ZPRs) da região para assegurar a “tranquilidade dos moradores, visando a não perturbação do sossego” durante o carnaval. Serão instaladas grades de proteção no acesso a bairros como Jardim das Bandeiras, Jardim América, Jardim Europa, Vila Jataí (limite com a Vila Madalena) e Alto de Pinheiros, por exemplo, nos dias 18 e 19 (pré-carnaval), 25, 26, 27 e 28 de fevereiro (carnaval) e 4 e 5 de março (pós-carnaval). 

A medida proíbe a passagem de blocos ou mesmo de foliões na rua da casa do prefeito João Doria (PSDB) e também em seu entorno – a Rua Groenlândia, que cruza o bairro, está na lista das vias vetadas. De acordo com portaria publicada nesta sexta no Diário Oficial da Cidade, a Prefeitura de Pinheiros também eliminou oficialmente a passagem de megablocos pela região. Os grupos com aval para desfilar não poderão reunir mais de 20 mil foliões cada.

Ficou proibido ainda o desfile em algumas das principais vias da região, como as Avenidas Sumaré, Brasil, Cidade Jardim, 9 de Julho e Pedroso de Morais, além das Ruas Teodoro Sampaio, Cardeal Arcoverde, Henrique Schaumann, Pais Leme e dos Pinheiros.

Presidente da Associação dos Amigos do Alto de Pinheiros (Saap), Marilena Bueno afirma que a medida pode ajudar, mas desde que seja feita em parceria com a Polícia Militar. “Acho bom colocarem grades, mas se não tiver um policial ao lado as pessoas poderão abrir as grades e passar”, diz. 

A publicação desta sexta estipula em cinco horas o tempo máximo de duração dos desfiles, que devem ocorrer, obrigatoriamente, até as 20 horas. A regional também definiu que não será permitida a permanência de pessoas portando objetos pontiagudos, garrafas, recipientes de vidro ou que ofereçam risco aos participantes do evento. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.