Prefeitura e Estado assinam parceria para conceder as marginais de SP

Ideia é que uma empresa terceirizada faça a gestão e manutenção das vias e suas pontes e viadutos em troca de uma remuneração paga pelo poder público

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Por Bruno Ribeiro
Atualização:

SÃO PAULO - O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), e o governador João Doria (PSDB) assinaram nesta quarta-feira, 27, ofício para realizar estudos que darão as diretrizes de uma concessão administrativa das Marginais do Tietê e do Pinheiros e também do trecho urbano da Rodovia Raposo Tavares. A expectativa é que uma possível concessão seja publicada em 150 dias, com a realização da concessão no começo do ano que vem. Um chamamento público para receber propostas da modelagem econômica da empreitada foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta.

MarginaisPinheiros (foto) e do Tietê devem ser concedidas à iniciativa privada no ano que vem Foto: Rafael Arbex/Estadão

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A ideia é que uma empresa terceirizada faça a gestão e manutenção das vias e suas pontes e viadutos em troca de uma remuneração paga pelo poder público inferior aos cerca de R$ 40 milhões que a Prefeitura já gasta, ao ano, para executar o serviço. A proposta foi atencipada nesta terça-feira pela coluna Direto da Fonte, de Sonia Racy.

O futuro gestor também poderá explorar receitas acessórias, como publicidade, mas respeitando parâmetros da Lei Cidade Limpa. Na chegada da Raposo à cidade, segundo o secrário de Governo, Rodrigo Garcia, não está descartada a cobrança de pedágios. Há duas semanas, Garcia havia dito ao Estadão/Broadcast que a concessão deve se dar em uma ampliação do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas.

"Está descartado a questão dos pedágios nas marginais e, na Raposo, vai depender de qual inclusão será feita, em qual das concessões", disse Garcia. Segundo sua assessoria de imprensa, apenas com a realização dos estudos econômicos, será definido se o trecho urbano da Raposo entrará na mesma concessão das marginais ou em alguma outra. Por isso, ainda segundo a assessoria, ainda não seria possível adiantar definições ou não sobre pedágios.

Entre os investimentos, há previsão de construção de mais uma faixa, local, na Marginal do Pinheiros. O total de recursos seria de R$ 3 bilhões.

Há uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que o governo do Estado, que é quem construiu as marginais e, formalmente, ainda é o “dono” das vias, oficialize a transferência desses bens à Prefeitura, que desde a década de 1980 é quem administra as vias. Para Garcia, “essa parceria resolve essa situação.

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