Preço do metro quadrado em Itaquera aumentou 13,5% neste ano

Preço do metro quadrado em Itaquera aumentou 13,5% neste ano

Mesmo antes do anúncio do estádio do Corinthians, viver no bairro já custa mais caro

Daniel Gonzales, estadão.com.br

14 de setembro de 2010 | 16h14

SÃO PAULO - Imóveis mais caros e maiores vêm sendo oferecidos pelas construtoras ao mercado em Itaquera neste ano, antes mesmo do anúncio da futura arena corintiana no bairro. A informação é do diretor de assuntos urbanísticos do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), o arquiteto Eduardo Della Manna. Ele se diz favorável à construção do estádio na região. "Temos que fortalecer novas centralidades na cidade de São Paulo. A solução passa pela zona leste". A especulação imobiliária atual em torno da questão, diz ele, é "natural". Segundo ele, "apenas o estádio não vai resolver os problemas do bairro", mas o projeto deve ser usado como um novo pólo de desenvolvimento para a região.

 

De acordo com ele, entre 2007 e 2009 foram lançados 31 empreendimentos em Itaquera, com imóveis de 51 m², em média, e custo de R$ 1.997 por metro quadrado. "Entre 2009 e julho deste ano, os lançamentos são de, em média, 62 m² e custam R$ 2.270 por metro quadrado".

 

Quanto à venda de imóveis usados e o grande aumento dos preços já registrado em Itaquera, Manna diz que o próprio mercado costuma se auto-regular. "O proprietário pode pedir quanto bem entender", diz. Mas os compradores, segundo ele, não irão aparecer.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.