30 de junho de 2011 | 00h00
Os 61,4 km do Trecho Sul haviam sido inaugurados em abril de 2010 sem esse sistema de proteção. Meses depois, em outubro, a empresa estadual Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) lançou a licitação para a criação das defensas metálicas. A falta dos itens foi noticiada pelo Estado dias depois.
Em maio foi concluída a instalação. Foi preciso colocar a proteção em 33,9 km dos 61,4 km do Trecho Sul. Foram colocadas barreiras para proteção de postes de iluminação e câmeras de monitoramento, obstáculos físicos como pórticos, placas, pilares de viadutos e aproximação de pontes e viadutos, entre outros.
Segundo especialistas em segurança no trânsito, as barreiras são fundamentais nas rodovias e devem ser instaladas quando houver qualquer item que coloque motoristas em perigo - taludes, precipícios, árvores e postes.
O conceito é que as vias devem "perdoar" erros dos motoristas e estar adaptadas para minimizar riscos, ainda que, segundo o governo, a maior parte dos acidentes acontece por causa de fatores que independem dos elementos de segurança.
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