Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE

Porto de Santos faz 120 anos e ganha museu virtual

Além de site histórico, data será comemorada com programação que até abril

Adriana Ferraz e Edison Veiga, O Estado de S.Paulo

01 de fevereiro de 2012 | 22h44

SÃO PAULO - Com status de maior da América Latina, o Porto de Santos comemora 120 anos nesta quinta-feira. Em 2 de fevereiro de 1892, com a entrega de seus primeiros 260 metros de cais, o porto era inaugurado. O primeiro a atracar no local foi o navio a vapor Nasmith, de bandeira inglesa. O endereço, no centro da cidade de Santos, ainda era chamado de Valongo.

Hoje, após receber milhões de imigrantes e de toneladas de cargas, o porto mais importante do Brasil ganha mais um presente: um museu virtual interativo, além de um livro, chamado Paisagens Culturais da Baía de Santos, com depoimentos de trabalhadores do porto e moradores do entorno.

O livro terá distribuição gratuita para bibliotecas e escolas e poderá ser baixado, em formato digital, no próprio site do Porto de Santos. Para ser utilizada sobretudo pelos alunos das escolas santistas, uma versão infantil do livro também foi preparada.

"Foram dois anos de pesquisa, coletando material arqueológico e ouvindo depoimentos de moradores", explica a arqueóloga, antropóloga e historiadora Erika Robrahn-González, coordenadora do projeto. "O importante é que todo esse conteúdo ficará disponível para pesquisadores de qualquer parte do mundo", continua. "A comunidade científica poderá fazer comparações com histórias de outros locais, por exemplo."

O material foi organizado em galerias de imagens. O internauta pode conferir, por exemplo, imagens do material encontrado em escavações arqueológicas da região ou conferir imagens antigas do entorno do porto.

Festa. A festa começa às 10 horas desta quinta, com apresentação de um programa de gestão e proteção do patrimônio desenvolvido pela Companhia de Docas do Estado de São Paulo (Codesp), atual responsável pela operação do porto.

O prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) também recebe da Codesp um kit contendo um livro, uma cartilha e a plataforma multimídia para consulta e comunicação entre mídias sociais. Tanto a cartilha como as aulas digitais foram preparadas para professores e alunos e devem ser distribuídas em escolas públicas.

No ano passado, 97 milhões de toneladas de carga passaram pelo Porto de Santos, com seus 14 km de cais. Em 1892, ano da inauguração, foram 125 mil. O crescimento, no entanto, deixou marcas na região do Valongo, que deve sofrer nos próximos anos uma completa transformação viária e visual.

Com verba federal, a prefeitura pretende dar nova cara aos antigos armazéns, que, reformados, devem abrigar restaurantes, bares, ateliês de arte e institutos universitários - a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) assumirão dois dos oito galpões abandonados. Uma nova marina, além de hotéis, torres de escritórios e um segundo terminal de cruzeiros, também estão no plano.

Escuna. Desde segunda-feira, a prefeitura de Santos promove eventos em comemoração ao aniversário do porto. Na quarta, foram distribuídos 1,2 mil ingressos para um passeio de escuna no canal do estuário. Três embarcações percorreram os principais pontos do terminal portuário, revezando-se a cada 45 minutos. Em cada uma delas, um guia turístico fornecia informações sobre a história do porto e curiosidades sobre a cidade.

Para sexta-feira, às 20 horas, está programada uma apresentação musical, em estilos variados, no Teatro Municipal. Haverá participação de músicos que representam ou integram instituições portuárias. A festa vai até o fim do mês. Para o dia 25 de fevereiro, o destaque será o passeio ciclístico Pedala Porto, com saída às 16 horas, da frente da prefeitura. O percurso pelas ciclovias chegará até a orla.

E, no dia 2 de março, na Casa da Frontaria Azulejada, no centro, acontecerá a exposição do projeto Um mergulho na minha cidade, com fotografias e estêncil criadas por 360 alunos de escolas municipais. A programação termina só em 29 de abril, com uma caminhada esportiva.

FICHA TÉCNICA

Porto de Santos

Inauguração: 1892

Carga movimentada (em 2011): 97.170.308 de toneladas

Área ocupada: 7.765.100 m²

Área ocupada pelos armazéns: 499.701 m²

Número de trabalhadores: 1.188

Posição em movimentação de cargas em contêineres: 39º no mundo

Distância da cidade de São Paulo: 70 km

SERVIÇO

Para baixar o livro digital: www.portodesantos.com.br

Para acessar o museu virtual: http://documentocultural.net/santos/

Para mais informações: Companhia docas do Estado de São Paulo (Codesp): (13) 3221-1997

Notícias relacionadas

    Encontrou algum erro? Entre em contato

    Tendências:

    O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.