Policiais federais em greve protestam doando sangue em São Paulo

Categoria diz 'dar o sangue' pela população e pede reestruturação da carreira; cerca de 50 pessoas compareceram ao Hospital das Clínicas

14 Agosto 2012 | 13h39

SÃO PAULO - Cerca de 50 policias federais de São Paulo compareceram ao Hemocentro do Hospital das Clínicas na manhã desta terça-feira, 14, para doar sangue. O ato,  organizado pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Federal (Sindpolf-SP), faz parte de uma série de protestos sendo realizados pela categoria desde terça-feira passada, quando entrou em greve em todo o País.

A manifestação, de acordo com comunicado divulgado pelo sindicato, é um ato simbólico. "Mesmo em greve continuamos dando o sangue pelo Brasil", diz a nota. Pela legislação trabalhista, trabalhadores que doam sangue são dispensados do serviço no dia e não tem a falta descontada.

De acordo com o Sindpolf-SP, os policiais saíram da frente da sede da entidade, na Lapa, por volta das 9h45 e chegaram ao HC cerca de 10h30. Alguns ainda permaneciam no local por volta das 13h.

Os policiais querem chamar atenção para reivindicações de agentes, papiloscopistas e escrivães: reajuste salarial, reconhecimento de carreiras como sendo de nível superior e contratação de mais servidores. Operações-padrão nos aeroportos internacionais - revistas mais rigorosas das bagagens e passageiros - também têm sido empregada durante a greve. 

A continuação do procedimento e os rumos da greve serão discutidos em assembleia nesta quinta-feira,15.O governo federal  se comprometeu a apresentar propostas a servidores públicos parados em todo o País até sexta-feira. Mais de 30 categorias cruzaram os braços desde junho por reajustes e outras demandas.

Na capital paulista, a doação de sangue foi usada na sexta-feira passada por agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para faltar ao faltar ao trabalho e pedir melhores salários.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.