
03 de maio de 2013 | 11h50
SÃO PAULO - Apesar dos códigos de segurança modernos que dificultam os furtos, a polícia prendeu na tarde dessa quinta-feira, 2, um mecânico que, utilizando ferramentas e peças especiais, conseguia abrir carros sem arrombá-los, substituir o módulo de comando eletrônico em menos de um minuto e rodar com os veículos normalmente.
O mecânico Cleber Alexandre Benevides, 35 anos, levantou suspeita quando os policiais viram seu carro com o vidro entreaberto em Guarulhos. Ele não estava por perto, mas várias ferramentas e peças estavam no veículo.
Dois homens são mortos a tiros no Jaçanã
A polícia ficou de tocaia e esperou que ele chegasse para prendê-lo. No total, foram encontrados oito módulos eletrônicos de comando com tecnologias diversas, como a da Ford. Eles eram usados para substituir os instalados no painel do carro, de forma que a chave do próprio dono deixa de funcionar. Com a troca, somente aquela em posse de Benevides passa a dar acesso ao veículo.
De acordo com Rodrigo Hellmeister, delegado titular da 1ªDelegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos (Divecar), Benevides é capaz de trocar o módulo eletrônico inteiro num intervalo de até 40 segundos. Ele já era procurado por furto desde 2012.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.