Police Neto é eleito presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo

Com escolha de vereador do PSDB, prefeito Gilberto Kassab consegue apoio na Casa, travada pelo Centrão

Estadão.com.br,

15 Dezembro 2010 | 11h09

O vereador José Police Neto (PSDB) foi eleito na manhã desta quarta-feira, 15, o novo presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo. Com 30 votos a 25, ele desbancou Milton Leite (DEM), que apesar de ser do mesmo partido que o prefeito Gilberto Kassab, é um dos principais integrante do Centrão, que vem travando a pauta da Casa há alguns meses. Antônio Goulart (PMDB) foi escolhido vice-presidente.

 

Com a eleição de Police Neto, o prefeito de São Paulo tem apoio para aprovar projetos no município. Para conseguir vitória, Kassab até exonerou um secretário para ele voltar à Câmara e aumentar a quantidade de votos a favor do candidato governista. Mas a articulação do prefeito acirrou ainda mais os conflitos dos dois grupos rivais que disputam o comando da Casa.

 

Há pelo menos seis meses a Câmara não vota projetos de grande relevância. Mas mesmo com a escolha de Police Neto, as coisas não vão ser mais simples. O vereador tucano vai travar uma batalha nos próximos dois anos entre a base governista a oposição, que trabalhará pela candidatura do PT à sucessão de 2012. Nesse campo minado, o novo presidente vai precisar de habilidade política para angariar apoio de bancadas em guerra.

 

(Com informações de Diego Zanchetta, de O Estado de S.Paulo)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.