Police Neto é eleito presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo

Com escolha de vereador do PSDB, prefeito Gilberto Kassab consegue apoio na Casa, travada pelo Centrão

Estadão.com.br,

15 de dezembro de 2010 | 11h09

O vereador José Police Neto (PSDB) foi eleito na manhã desta quarta-feira, 15, o novo presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo. Com 30 votos a 25, ele desbancou Milton Leite (DEM), que apesar de ser do mesmo partido que o prefeito Gilberto Kassab, é um dos principais integrante do Centrão, que vem travando a pauta da Casa há alguns meses. Antônio Goulart (PMDB) foi escolhido vice-presidente.

 

Com a eleição de Police Neto, o prefeito de São Paulo tem apoio para aprovar projetos no município. Para conseguir vitória, Kassab até exonerou um secretário para ele voltar à Câmara e aumentar a quantidade de votos a favor do candidato governista. Mas a articulação do prefeito acirrou ainda mais os conflitos dos dois grupos rivais que disputam o comando da Casa.

 

Há pelo menos seis meses a Câmara não vota projetos de grande relevância. Mas mesmo com a escolha de Police Neto, as coisas não vão ser mais simples. O vereador tucano vai travar uma batalha nos próximos dois anos entre a base governista a oposição, que trabalhará pela candidatura do PT à sucessão de 2012. Nesse campo minado, o novo presidente vai precisar de habilidade política para angariar apoio de bancadas em guerra.

 

(Com informações de Diego Zanchetta, de O Estado de S.Paulo)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.