PM vai ''intensificar'' hoje policiamento na região

A PM promete intensificar o policiamento hoje na frente do shopping Pátio Higienópolis e nos arredores da Praça Vilaboim. O motivo é um protesto convocado pela internet contra a recusa de parte dos moradores do bairro em ter uma estação de metrô na Angélica. Seguranças do shopping também contaram ao Estado que haverá reforço de equipe. Oficialmente, o centro de compras não se pronuncia.

Gabriel Pinheiro e Vitor Hugo Brandalise, O Estado de S.Paulo

14 Maio 2011 | 00h00

Ontem, o humorista Danilo Gentili, que fez piada com o Holocausto pelo Twitter, disse por telefone que "de forma alguma" foi antissemita e está "tão acostumado ao ambiente de comédia" que o acabou estendendo ao Twitter.

"Se a comunidade judaica quiser, faço um show para eles", disse Gentili, referindo-se a uma declaração do vice-presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat. "Ele tentou fazer uma piada, mas foi extremamente infeliz e irresponsável. Falar algo em uma roda de amigos é uma coisa, mas com um milhão e meio de seguidores (no Twitter) é outra."

Segundo o vice-presidente, a entidade não pensa em processar o humorista. Em vez disso, quer se encontrar com Gentili para mostrar "a importância do Holocausto para o povo judeu".

A Federação ontem pediu internautas não respondam às frases antissemitas, porque isso ajuda a dar maior amplitude às ofensas. Disse ainda que monitora as redes sociais e avalia medidas judiciais para que envolvidos nos ataques sejam punidos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.