Plano para SP em 2040 será lançado hoje

A partir de hoje, o cidadão paulistano poderá comentar e dar contribuições ao plano de desenvolvimento de longa duração da cidade, o SP2040. Ele será oficialmente lançado hoje e já está disponível no site www.sp2040.net.br para receber sugestões.

O Estado de S.Paulo

14 de novembro de 2012 | 02h02

O plano é ousado. A ideia é que, até 2040, a cidade tenha recuperado todos os seus rios e que todo paulistano more a até 15 minutos a pé de uma área verde. Além disso, a ideia é ampliar a rede de transporte público e estimular novos polos geradores de emprego nas zonas leste, norte, oeste e sul para que o tempo médio de deslocamento do paulistano de casa ao trabalho seja de apenas meia hora. O investimento total necessário para isso é de R$ 314 bilhões.

O secretário Miguel Bucalem diz que o plano só sairá do papel se a sociedade civil cobrar as próximas gestões na Prefeitura. "O plano tem um conselho formado por 23 entidades justamente para isso. A cidade precisa de planejamento de longo prazo." Para o urbanista Gilberto Belleza, o plano é importante, mas deve ter certa flexibilidade para se adaptar a mudanças ocorridas ao longo dos próximos anos. / R. B. e THIAGO MATTOS, ESPECIAL PARA O ESTADO

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.