Pilotos criam blog e TAM responde a críticas

Um grupo de pilotos da TAM criou um blog anônimo (aviadoranonimo.wordpress.com) para convocar colegas para uma "operação de não-colaboração" com a empresa - e entre as recomendações está a de seguir estritamente o que consta dos manuais de voo e "não fazer o trabalho alheio".

O Estado de S.Paulo

03 de maio de 2012 | 03h03

"Comissária não veio? Paciência. Tabela de atraso está lá para a empresa saber de onde vem o atraso e poder melhorar o setor. Não mascarem os problemas. Mas não se excedam, por favor", diz um post no site.

O grupo postou uma carta direcionada ao presidente da TAM, Marco Bologna, onde afirma que "não é prudente que uma empresa aérea mantenha justamente as pessoas mais envolvidas em segurança sob stress".

Segurança. Nos comentários, aviadores fazem outras denúncias relacionadas à segurança de voo da TAM - dizem, por exemplo, que "é grande o número de aeronaves no circuito sem transponder", dispositivo que, entre outras funções, detecta a proximidade de uma outra aeronave em rota de colisão.

A TAM respondeu aos criadores do blog em uma carta publicada no próprio site, assinada pela equipe de recursos humanos. "Tomamos conhecimento deste blog criado por vocês como iniciativa para nos direcionar esses pontos de descontentamento. A iniciativa é legítima", diz a carta. A empresa continua o texto dizendo que melhorou o sistema de escalas e lista alguns procedimentos novos para facilitar o trabalho da tripulação.

Em nota da Assessoria de Imprensa, a TAM diz que " normalmente não responde a manifestações apócrifas, mas enxergou a oportunidade de divulgar algumas iniciativas e benefícios oferecidos pela companhia ao seu grupo de voo e enviou uma carta ao blog, convidando ao diálogo pelos canais oficiais". / N.C.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.