PF e Forças Armadas têm boa imagem para 60%

Entre as instituições que, de alguma forma, trabalham com segurança pública, apenas as Forças Armadas e a Polícia Federal têm boa imagem na população, segundo a pesquisa CNI/Ibope. Os dois órgãos são considerados bons ou ótimos por mais de 60% dos entrevistados.

Lisandra Paraguassu, O Estado de S.Paulo

20 Outubro 2011 | 03h05

Do outro lado, o Congresso Nacional é avaliado como ruim ou péssimo por 45%. O Judiciário é malvisto por 34% dos que responderam à pesquisa.

As Polícias Civil e Militar, que trabalham diretamente com a população, também não são bem avaliadas. Pouco mais de um terço dos brasileiros classifica-as como boas ou ótimas. Mais da metade considera que não houve melhora na área no último ano. Mas a avaliação das polícias é melhor que a das prefeituras, consideradas ruins por 32%.

A percepção geral é que a situação no País não melhorou nos últimos três anos ou, para 37% da população, está ainda pior. Mais da metade dos brasileiros considera que a segurança é péssima ou ruim no País. Quando perguntados sobre qual o maior problema do Brasil, a segurança pública perde apenas para a saúde. Quando se soma esse problema ao das drogas - a 3ª maior preocupação - chega-se a 56% dos entrevistados. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.