'Personal Natal' vira moda entre paulistanos

Especialistas vão à casa dos clientes cuidar da árvore e de outros detalhes da festa

PUBLICIDADE

Por Valéria França
Atualização:

A empresária Marilda Mendes, de 63 anos, começou a pensar nos enfeites de Natal em abril, época das feiras de decoração do setor. Queria atualizar-se sobre tendências e escolher sem correria o que colocar na árvore. Tudo isso com a ajuda de um "personal Natal", profissional especializado na decoração de fim de ano que vai montar em sua casa um pinheiro de quase três metros, além de enfeitar outros cantos da sala para o 25 de dezembro.

PUBLICIDADE

Contratar um "personal Natal" para tratar dos detalhes da decoração natalina é um serviço que vem ganhando espaço entre paulistanos. Já há profissionais com agenda fechada para novembro, sem horário disponível. Em geral, são arquitetos ou decoradores de lojas especializadas em enfeites que cumprem o papel.

Desde agosto. É o caso da equipe da Cecilia Dale, rede de lojas de decoração, que monta e desmonta a árvore na casa dos clientes. "Elas começam a ligar em agosto para reservar lugar", diz Paola Dale, gerente de marketing da empresa.

Na loja, as vendedoras oferecem enfeites personalizados. Depois, enviam o profissional para montar a árvore e até fazer a guirlanda. "Uma das clientes nos pediu neste ano para preparar seis árvores - em ambientes diferentes do casarão e nas casas da fazenda e dos filhos", diz Paola.

Cliente desse tipo de serviço, a consultora Kátia Guimarães sempre põe na sala um pinheiro de 2,30 metros. "Dá muito trabalho montar e desmontar. Então contrato o serviço completo. Quando acabam as festas, enfeites são embalados corretamente, não quebram. Assim, há cinco anos não troco a decoração."

Os valores do serviço variam. Nas lojas de Cecilia Dale, é preciso ser cliente e ainda pagar R$ 1 mil. A Valencien - loja de cama, mesa e banho - monta a mesa da ceia de Natal sem taxa adicional. A arquiteta Fernanda Negrelli cobra 10% em cima do que foi gasto na decoração natalina pelo serviço de "personal Natal".

"Nem todo mundo gosta de arrumar árvore. Muitos não têm paciência nem tempo", diz a arquiteta, que trabalha com a sócia, Andrea Teixeira. "Há cliente que, ao contrário, adora o ritual da árvore, mas ficam inseguro quanto à disposição dos enfeites", diz Fernanda.

Publicidade

Antes de montar a árvore, a dupla faz um mostruário. "Não precisa gastar muito. O cuidado é comprar enfeite com bom acabamento", garante Fernanda.

Um truque, segundo elas, é usar árvore monocromática. "Apenas uma cor, em tons diferentes, fica mais chique", afirma Andrea.

Marilda, no entanto, fez questão do colorido tradicional do Natal. Para deixar o pinheiro mais original, Fernanda sugeriu à empresária borboletas vermelhas. "Comprei 60 unidades, de tecido brilhante. Ficou um sonho", diz a empresária, feliz com o Natal planejado.

DICAS DE EXPERT

Fora de modaÁrvores de Natal feitas com fibra ótica não estão na moda.

LuzesAs pequenas lâmpadas devem ser colocadas, antes de tudo, para compor um fundo iluminado. Só depois coloque os enfeites.

DecoraçãoEscolha o motivo da decoração (borboletas, fadas, bichos, laços...), mas evite combinar todos em uma só árvore.

Publicidade

PinheiroPrefira o artificial, frondoso. É importante ter um arremate para o pé da árvore. Tapetes especiais podem ser colocados sobre ele.

Sem sprayPôr spray de glitter (brilhante) na árvore é considerado "cafona".

CriatividadeNão use enfeites desgastados pelo tempo. E seja criativo: não se prenda só aos modelos tradicionais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.