1. O que fazer caso a greve se confirme?
Antes de sair de casa, telefone para o call center da empresa aérea e tente saber se o seu voo está confirmado. Na dúvida, vá para o aeroporto pronto para embarcar, levando as bagagens e os documentos.
2. Os call centers estarão preparados para atender a esse volume de chamados?
Um dos itens do plano de contingência encaminhado pelas empresas aéreas à Anac prevê o reforço dos call centers para dar conta dos atendimentos em uma eventual greve.
3. Como o meu voo pode ser afetado?
Isso ainda é incerto, mesmo porque não se sabe qual será a adesão em caso de paralisação de aeronautas e aeroviários. Seu voo pode sofrer apenas um atraso ou mesmo ser cancelado.
4. Quais os meus direitos em caso de atrasos e cancelamentos de voos?
A Resolução 141 da Anac, disponível no site da agência (www.anac.gov.br), estabelece os direitos e os deveres dos passageiros. A partir de atrasos superiores a 1 hora, a empresa é obrigada a dar assistência.
5. E se a companhia se recusar?
Procure os postos dos Juizados Especiais instalados nos Aeroportos de Congonhas, Cumbica, Galeão, Santos Dumont e Brasília.