Sergio Neves/AE
Sergio Neves/AE

Pelo menos 20 casas desabam na zona leste de São Paulo

Segundo moradores, local era um antigo lixão clandestino; não há informações sobre feridos

estadão.com.br

08 Dezembro 2010 | 16h40

SÃO PAULO - Cerca de 20 casas desabaram na Avenida Mendonça Drumont, no Jardim Maringá, na Penha, zona leste de São Paulo, na tarde desta quarta-feira, 8. Segundo a Polícia Militar (PM), não há informações sobre feridos.

 

Veja também:

linkLocal de desabamento na zona leste foi invadido há 20 anos

 

A Defesa Civil Municipal informou que durante a manhã recebeu um chamado, pelo telefone de emergência, de moradores da região, que reclamavam que algumas casas apresentavam rachaduras. Equipes da subprefeitura da Penha e da Defesa Civil foram até o local e fizeram uma vistoria. Por volta das 9h, a recomendação foi de que os moradores deixassem os imóveis.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, a área foi isolada às 11h57. O desabamento aconteceu às 16h15. De acordo com moradores, o local era um antigo lixão clandestino. Por causa de infiltrações e rachaduras em casas, a Sabesp teria sido acionada, e segundo os relatos, algumas obras foram realizadas ontem.

 

Procurada pela reportagem, a companhia informou que não identificou "qualquer relação" entre o desabamento e a rede de abastecimento, e confirmou que foi feito apenas um reparo de vazamento de água em uma casa na Rua Fernandes Portalegre na terça-feira, às 14h. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) classifica o local do acidente como área de risco.

 

Susto. A dona de casa Rosineide Bastos mora em uma das ruas próximas ao local onde ocorreu o desabamento. A parte de trás de sua casa desabou. "Logo de manhã, vi uma rachadura em casa e já chamei o vizinho", disse. Segundo ela, desde o mês passado os moradores ouvem "barulhos e estalos" estranhos.

 

A PM afirmou que o terreno onde as casas estão localizadas não estava bom e já havia risco de desabamento. O caso foi encaminhado ao 21º Distrito Policial. 

 

 

Exibir mapa ampliado

 

(COM REPORTAGEM DE EDUARDO ROBERTO, ÍTALO REIS, MARÍLIA LOPES E SOLANGE SPIGLIATTI)

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.