PUBLICIDADE

Pela 3ª vez na semana, Estado de SP registra mais de mil mortes por covid-19 em 24h

Governo de São Paulo atribui número a mudanças no sistema de notificação federal; média móvel é de 618 óbitos

Foto do author Priscila Mengue
Por Priscila Mengue
Atualização:

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou 1.051 mortes por covid-19 em 24 horas neste sábado, 27. Esta é a terceira vez nesta semana que os municípios paulistas somados registram mais de mil óbitos pelo novo coronavírus em um mesmo dia.

Segundo o governo estadual, o número se deve em parte ao represamento de dados causado por mudanças no sistema de notificação federal. A média móvel desta semana (calculada a partir dos registros dos últimos sete dias) é de 618 mortes.

Estado de São Paulo enfrenta pior momento da pandemia da covid-19 Foto: Miguel Schincariol/AFP

“Devido à alteração dos critérios de notificação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no SIVEP, que dificultaram registros e desencadearam oscilações nos dados diários no decorrer desta semana, mesmo com o cancelamento destas mudanças no dia 24 pelo Ministério da Saúde”, destacou o governo João Doria (PSDB) em nota. Ao todo, o Estado tem 2.410.498 casos, 71.747 óbitos e 240.087 internações de pacientes por covid-19. Na sexta-feira, 26, 30.549 mil pessoas estavam hospitalizadas, das quais 12.674 em leitos de UTI.  Em internações, o Estado está há mais de um mês com aumentos consecutivos na média móvel de internações, que foi 3.398 na sexta. Há fila de espera por leitos. As taxas de ocupação são de 92,4% na terapia intensiva e de 83,5% em enfermaria.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.