Paulistices

FESTIVAL

Edison Veiga, O Estado de S.Paulo

30 de maio de 2011 | 00h00

Para quem adora filmes de horror

Atenção cineastas e videomakers em geral: estão abertas, até o próximo dia 26, as inscrições para o 6.º Cinefantasy, festival paulistano de filmes de horror, ficção científica e fantasia, que ocorre entre 30 de agosto e 11 de setembro. O regulamento pode ser consultado no site www.cinefantasy.com.br.

"Este ano devemos ter uns 200 filmes", estima Eduardo Santana, um dos organizadores da mostra - em 2010, foram 165. As produções serão exibidas no Centro Cultural São Paulo (no bairro do Paraíso), no Cine Olido (República) e na Biblioteca Viriato Corrêa (Vila Clementino). "Esperamos receber 5 mil espectadores", diz Santana. "Temos público de vários Estados e cidades brasileiras, também alguns participantes são de fora do País."

A mostra seleciona os melhores curtas e longas do gênero, conferindo a eles o prêmio Corpo-Seco Dourado. Em 2010, levaram a estatueta o belga Christopher Roth, o húngaro 1, o anglo-romeno Strigoi, o francês La Revelacion, o argentino Deus Irae e os brasileiros Quiropterofobia e Coda.

QUEM FOI?

FRANCISCO AMÉRICO FONTENELLE

CORONEL REFORMADO E EX-DIRETOR DE TRÂNSITO

O mais polêmico diretor de trânsito que São Paulo já teve ficou apenas 57 dias no cargo, em 1967. Entre suas medidas estava a ordem para que os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (DET) murchassem os pneus de quem estacionasse em local proibido. Em julho daquele ano, já afastado, foi a um programa de TV defender suas ideias. Durante o debate, excedeu-se e foi vítima de um enfarte. Morreu diante das câmeras. Tinha 46 anos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.