Paulistices

A 50 KM/H

Edison Veiga, O Estado de S.Paulo

25 de abril de 2011 | 00h00

A 1ª corrida de rua de SP. Em 1908

No próximo domingo, pelo segundo ano consecutivo, São Paulo receberá, em circuito de rua montado na região do Parque do Anhembi, uma prova da Fórmula Indy. Mas sabe qual foi a primeira corrida da capital paulista, considerada, aliás, a estreia do automobilismo brasileiro?

No dia 26 de julho de 1908, três motocicletas e 16 automóveis disputaram a corrida no chamado Circuito de Itapecerica da Serra. Com 75 km de extensão, ele partia do Parque Antártica, na Água Branca, e passava pelas atuais Avenidas Doutor Arnaldo e Paulista, entre outras. Todos os veículos que participaram da prova eram europeus - as motos e 11 carros vieram da França, três automóveis eram italianos, um alemão e um inglês.

O evento mexeu com a cidade - em cujas ruas trafegava, naquela época, uma frota de apenas 117 veículos. Em alguns pontos da corrida, as pessoas jogavam flores sobre os carros que passavam. O grande vencedor foi o aristocrata rural Sylvio Penteado, com seu Fiat que atingia os incríveis 50 km/h.

OLHA SÓ...

Tour. No próximo sábado haverá um passeio pelo Parque da Juventude e pela Biblioteca de São Paulo, inaugurada no ano passado, onde antes era o Carandiru, na zona norte. Um dos monitores será o arquiteto Roberto Aflalo Filho, do escritório que assina o projeto arquitetônico do espaço. Informações e inscrições pelo (11) 3078-2906.

Arte no prédio. Na noite da quinta-feira, um espetáculo de luzes enfeitou o edifício que abriga o Centro Cultural Banco do Brasil. O evento, assinado pelo cenógrafo e arquiteto Luca Ruzza e pela performer Laura Colombo, comemorou os 10 anos da instituição.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.