Pasta foi criada há quatro anos

A Secretaria Especial de Controle Urbano (Contru) foi criada em 2009, no primeiro mês da segunda gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD). Seu objetivo era centralizar todas as principais tarefas de fiscalização de segurança, que antes estavam espalhadas em diversos órgãos municipais.

O Estado de S.Paulo

29 Novembro 2012 | 23h51

É atribuição da secretaria, por exemplo, verificar se determinado posto de gasolina está vendendo combustível adulterado ou se uma casa noturna não tem saída para incêndio.

Para tanto, a pasta absorveu a estrutura do antigo Departamento de Controle de Uso de Imóveis (também chamado de Contru), que havia sido criado por Jânio Quadros em 1986 e era subordinado à Secretaria da Habitação.

A pasta é dividida em cinco divisões técnicas, cada uma com uma atribuição: segurança de uso, locais de reunião, tanques e bombas de combustível, sistemas de segurança em projetos novos e manutenção de escadas rolantes e elevadores. Por ter tantas atribuições, foi apelidada de "supersecretaria" por políticos ligados a Kassab na época da criação.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.