Passeio de bondinho é suspenso por 30 dias

No sábado, acidente na Estrada de Ferro Campos do Jordão deixou três mortos e 40 feridos; assentos não tinham cinto de segurança

PUBLICIDADE

Por GERSON MONTEIRO e TAUBATÉ
Atualização:

Após o acidente que deixou três mortos e 40 feridos no sábado, a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos suspendeu por 30 dias os passeios turísticos na Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), na Serra da Mantiqueira, entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão. A medida deverá ser mantida até que sindicância seja concluída.Em conversa com bombeiros, ainda na madrugada de ontem, o secretário Jurandir Fernandes chegou a comentar sobre a necessidade de reforçar a segurança dos assentos do bondinho. Com o impacto da automotriz (de prefixo A2) contra um barranco, praticamente todos os bancos foram arremessados para a parte da frente do veículo. Os assentos eram presos por parafusos e não tinham cinto de segurança.Uma possível falha no sistema de freios tem sido apontada por passageiros como causa do acidente: eles notaram o trem ganhar velocidade pouco antes da curva onde descarrilou. Segundo Rubens de Araújo, de 42 anos, marido da mulher grávida que morreu após dar entrada no hospital, o maquinista Luciano Silva teria se desesperado e gritado ao perceber a falta de freio.Já o irmão do maquinista, o empresário Cristiano Silva, pediu cautela. "Só o inquérito vai dizer (a causa)", comentou. "Ele nasceu de novo. A cabine era a mais propícia à tragédia", disse Silva. Segundo ele, o irmão apenas fraturou o braço direito e a mão esquerda - ele não tem previsão de alta e continua em estado de choque. Silva lamenta a morte da amiga e guia de turismo Sonia Maria de Oliveira, de 47 anos, que morreu no acidente. "A família está em oração e se compadece as vítimas."Luciano nunca havia se envolvido em acidentes e é considerado experiente e cauteloso, segundo o irmão. Estaria há pelo menos 16 anos na EFCJ. Sindicância. O maquinista é a principal fonte para a sindicância e o inquérito policial que vão apurar as causas do acidente. Durante as investigações, estará suspensa a operação dos trens. O veículo tinha 44 ocupantes no momento do choque. A automotriz envolvida no acidente estava em circulação desde 1924 e já passou por cinco reformas - a última foi entregue oficialmente em julho. Segundo o governo do Estado, em 2011 e 2012 foram investidos R$ 14 milhões na restauração dos bondinhos e manutenção da EFCJ, que completa 100 anos em 2014.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.