Passageiro deve ligar antes de sair de casa e chegar 2 horas antes

Anac recomenda confirmar voos nos call center das empresas e tentar antecipar o check-in pela internet

BRUNO TAVARES e NATALY COSTA, O Estado de S.Paulo

23 Dezembro 2010 | 00h00

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as companhias aéreas recomendam aos passageiros que liguem para os call centers das empresas antes de sair de casa para saber se seus voos estão confirmados. Ontem, quem telefonava ouvia resposta quase padrão dos atendentes - "oficialmente não há confirmação de greve e todos os voos vão operar normalmente".

Outra dica das empresas é para que os passageiros se planejem para chegar aos aeroportos com pelo menos duas horas de antecedência, mesmo para voos domésticos. Quem puder deve ainda antecipar o check-in pela internet. "O passageiro deve procurar se informar antes de sair de casa se tem algum movimento de greve significativo e se realmente os voos estão sendo impedidos de decolar", reiterou a presidente da Anac, Solange Vieira, que esteve ontem em São Paulo para ver de perto a situação de Congonhas e Cumbica.

A previsão é de que os aeroportos registrem hoje a maior movimentação do ano. A Anac estima que 480 mil pessoas circulem pelos principais terminais do País. A Aeronáutica indica que serão realizados 6 mil pousos e decolagens, ante uma média de 5.600.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.