Divulgação
Divulgação

Parte de mosteiro em Itatinga vira hospedaria

Clausura da Abadia de Nossa Senhora da Assunção, de uso restrito dos monges cistercienses, já pode ser visitada por pessoas de fora.

José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo

24 Outubro 2012 | 10h42

ITATINGA

Parte de mosteiro vira hospedaria

A clausura da Abadia de Nossa Senhora da Assunção, de uso restrito dos monges cistercienses, já pode ser visitada por pessoas de fora. A administração do mosteiro, de tradição beneditina, decidiu transformar parte das instalações em hospedaria. Por ser um mosteiro masculino, o acesso à clausura é vedado às mulheres. Os hóspedes homens podem acompanhar os monges nas orações e nas refeições. O mosteiro não fixa valor para a diária, mas aceita contribuições. Informações pelo telefone (14) 3848-1102.

BOFETE

Rota das Três Pedras será opção turística

O Consórcio Turístico Polo Cuesta, que reúne dez municípios do Médio Tietê, prepara o lançamento em janeiro de roteiro turístico por uma região ainda pouco conhecida do interior. A Rota das Três Pedras vai mostrar as formações geológicas de Bofete, como o Gigante Deitado, o Morro do Bufê e o conjunto de rochas que dá nome ao circuito. Os morros lembram um gigante adormecido - as três pedras formam os pés. A região é típica da Cuesta de Botucatu, um desnível de até mil metros que vai do sudoeste à região central do Estado. Há paredões com cachoeiras para a prática de rapel.

SOROCABA

Conjunto cultural resgata história têxtil

A área que abrigou a Fábrica Santa Maria, primeira estamparia de tecidos de Sorocaba, fundada em 1882, vai abrigar um conjunto cultural para resgatar a história do ciclo têxtil paulista. O espaço vai abrigar o Museu de Máquinas Têxteis e o Museu dos Tecelões.

PIRACICABA

Plano de revitalização é exibido em seminário

O projeto Beira-Rio, conjunto de intervenções no trecho urbano do Rio Piracicaba, concluído em agosto, será apresentado como modelo da revitalização de rios urbanos no 2.º Seminário Internacional de Sustentabilidade Ambiental Urbana, sexta-feira, em Curitiba. Iniciado em 2005, o projeto revitalizou a Rua do Porto, na margem esquerda do rio.

2 PERGUNTAS PARA...

Marco Pellegrini, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

1. O que é o programa Praia Acessível?

Há cadeiras de rodas anfíbias e passarelas para que pessoas com deficiência possam se banhar. O programa está ativo no litoral. Em janeiro, foi estendido às praias dos lagos e represas no interior.

2.Mais cidades podem ser incluídas?

Já foram beneficiadas 11 no interior. Prefeituras devem telefonar para a secretaria, no (11) 5212-3700.

Mais conteúdo sobre:
Coluna Pelo Interior

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.