PUBLICIDADE

Ciclovia da Marginal Pinheiros e mais quatro parques reabrem nesta segunda-feira

Parques vão funcionar de segunda a sexta, das 10 às 16h; uso de máscaras, distanciamento social, restrições de portões e horários e incentivo às práticas esportivas individuais continuam valendo

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

ciclovia da Marginal Pinheiros e mais quatro parques estaduais na capital e região metropolitana de São Paulo serão reabertos a partir desta segunda-feira, 3. Os parques funcionarão de segunda a sexta, das 10 às 16h. Assim, já são 14 espaços sob administração estadual que retomam as atividades. Outros 70 parques municipais, como o Ibirapuera e o Parque do Carmo, já estão funcionando durante a semana.

PUBLICIDADE

De acordo com o governo do Estado, uso de máscaras, distanciamento socialrestrições de portões e horários de funcionamentoincentivo às práticas esportivas individuais, como corrida, caminhada e uso de bicicleta, continuam valendo.

A partir desta segunda, também estará disponível o uso das quadras de tênis. Espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários seguirão com restrição.

Dos 70 parques municipais reabertos na capital paulista, as marcas foram feitas nos gramados do Ibirapuera, do Povo e do Burle Marx, na zona sul, do Carmo, na zona leste. Foto: Werther Santana/Estadão

Veja o que reabre: 

Ciclovia

A ciclovia da Marginal Pinheiros, área de 22 km de responsabilidade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foi fechada no início do período de quarentena, em 21 de março, e passou por um trabalho de melhorias e modernização. O horário de funcionamento continua das 5h30 às 18h30, com promessa de ampliação. 

Na última sexta-feira, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciou, em coletiva de imprensa, que as próximas melhorias são a implementação de pontos de apoio, sanitários acessíveis, novas sinalizações, e iluminação noturna - para que a ciclovia possa estar em funcionamento até mais tarde. Ainda segundo o secretário, seguranças presenciais estarão na ciclovia durante todo o período de funcionamento, de segunda a domingo. 

Publicidade

Devido ao andamento do plano de melhorias da ciclofaixa, parte do trecho na Marginal leste ficará interditada na região da Ponte Euzébio Matoso até o dia 14 de agosto, informou o governo. Os ciclistas poderão acessar pela passarela da Cidade Universitária, ir até o Jaguaré e voltar ou acessar pelo Parque do Povo ou Vila Olímpia e ir até a Ponte Euzébio Matoso.

Ciclovia da Marginal do Pinheiros, na zona sul de São Paulo Foto: Márcio Fernandes/Estadão

Parques

O governo estadual vai reabrir mais quatro parques na capital paulista e na região metropolitana para práticas esportivas individuais, como caminhada e bicicleta, mas também vai voltar a disponibilizar as quadras de tênis. O uso de máscara ainda é obrigatório e os frequentadores devem manter o distanciamento social. 

Os parques Guarapiranga e Belém, na capital; o parque Gabriel Chucre, em Carapicuíba; e o Ecológico da Várzea, em Embu Guaçu, voltarão a abrir de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Ao todo, 14 parques foram reabertos no Estado de São Paulo. 

Também a partir da próxima semana, a Unidade de Conservação Caminhos do Mar, em São Bernardo do Campo, que reabriu na última segunda-feira, 27, vai ampliar os horários. Das 10h às 13h, o roteiro turístico começa com a descida até o Rancho da Maioridade e subida de volta. E o roteiro esportivo, das 7h às 9h, começa com a descida até Cubatão e subida de volta a pé. 

Parques urbanos abertos de segunda a sexta, das 10h às 16h:

Desde 13/7

Publicidade

  • Villa-Lobos
  • Candido Portinari
  • Água Branca
  • Ecológico do Tietê

Desde 20/7

  • Juventude
  • Horto Florestal
  • Jequitibá
  • Jacuí
  • Biacica
  • Jardim Helena

A partir desta segunda, 3

  • Ecológico da Várzea, em Embu Guaçu
  • Guarapiranga, na zona sul da capital
  • Gabriel Chucre, em Carapicuíba 
  • Belém, na zona leste da capital

Unidades de Conservação 

  • Jaraguá
  • Cantareira, do Núcleo Pedra Grande
  • Caminhos do Mar, do Parque Serra do Mar

Publicidade

As visitas devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do site da Fundação Florestal. As trilhas com ocorrência de mamíferos e cachoeiras permanecem fechadas.

Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico

  • Zoológico: Visitas restritas a 50% da capacidade. Durante a semana, vai das 10h às 16h; de fins de semana e feriados, das 9h às 16h.
  • Zoo Safari: É permitido apenas para veículos particulares; serviço de vans está suspenso.
  • Jardim Botânico: Fechado às segundas-feiras para manutenção

Parques municipais

Além dos parques estaduais, outros setenta municipais foram reabertos ao público desde o dia 13 de julho. O Ibirapuera, na zona sul, e do Carmo, na zona leste, funcionam das 6h às 16h. Os demais das 10h às 16h.

Os parques só vão funcionar em dias de semana, de segunda a sexta-feira, a fim de evitar aglomerações. A cidade de São Paulo tem 108 parques municipais.