
02 de agosto de 2020 | 12h42
A ciclovia da Marginal Pinheiros e mais quatro parques estaduais na capital e região metropolitana de São Paulo serão reabertos a partir desta segunda-feira, 3. Os parques funcionarão de segunda a sexta, das 10 às 16h. Assim, já são 14 espaços sob administração estadual que retomam as atividades. Outros 70 parques municipais, como o Ibirapuera e o Parque do Carmo, já estão funcionando durante a semana.
De acordo com o governo do Estado, uso de máscaras, distanciamento social, restrições de portões e horários de funcionamento e incentivo às práticas esportivas individuais, como corrida, caminhada e uso de bicicleta, continuam valendo.
A partir desta segunda, também estará disponível o uso das quadras de tênis. Espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários seguirão com restrição.
A ciclovia da Marginal Pinheiros, área de 22 km de responsabilidade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foi fechada no início do período de quarentena, em 21 de março, e passou por um trabalho de melhorias e modernização. O horário de funcionamento continua das 5h30 às 18h30, com promessa de ampliação.
Na última sexta-feira, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, anunciou, em coletiva de imprensa, que as próximas melhorias são a implementação de pontos de apoio, sanitários acessíveis, novas sinalizações, e iluminação noturna - para que a ciclovia possa estar em funcionamento até mais tarde. Ainda segundo o secretário, seguranças presenciais estarão na ciclovia durante todo o período de funcionamento, de segunda a domingo.
Devido ao andamento do plano de melhorias da ciclofaixa, parte do trecho na Marginal leste ficará interditada na região da Ponte Euzébio Matoso até o dia 14 de agosto, informou o governo. Os ciclistas poderão acessar pela passarela da Cidade Universitária, ir até o Jaguaré e voltar ou acessar pelo Parque do Povo ou Vila Olímpia e ir até a Ponte Euzébio Matoso.
Parques
O governo estadual vai reabrir mais quatro parques na capital paulista e na região metropolitana para práticas esportivas individuais, como caminhada e bicicleta, mas também vai voltar a disponibilizar as quadras de tênis. O uso de máscara ainda é obrigatório e os frequentadores devem manter o distanciamento social.
Os parques Guarapiranga e Belém, na capital; o parque Gabriel Chucre, em Carapicuíba; e o Ecológico da Várzea, em Embu Guaçu, voltarão a abrir de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Ao todo, 14 parques foram reabertos no Estado de São Paulo.
Também a partir da próxima semana, a Unidade de Conservação Caminhos do Mar, em São Bernardo do Campo, que reabriu na última segunda-feira, 27, vai ampliar os horários. Das 10h às 13h, o roteiro turístico começa com a descida até o Rancho da Maioridade e subida de volta. E o roteiro esportivo, das 7h às 9h, começa com a descida até Cubatão e subida de volta a pé.
Desde 13/7
Desde 20/7
A partir desta segunda, 3
As visitas devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do site da Fundação Florestal. As trilhas com ocorrência de mamíferos e cachoeiras permanecem fechadas.
Além dos parques estaduais, outros setenta municipais foram reabertos ao público desde o dia 13 de julho. O Ibirapuera, na zona sul, e do Carmo, na zona leste, funcionam das 6h às 16h. Os demais das 10h às 16h.
Os parques só vão funcionar em dias de semana, de segunda a sexta-feira, a fim de evitar aglomerações. A cidade de São Paulo tem 108 parques municipais.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.