Parque Buenos Aires terá nova iluminação até o mês que vem

O Parque Buenos Aires, em Higienópolis, região central de São Paulo, terá nova iluminação até a primeira quinzena de setembro. A partir de segunda-feira, funcionários do Departamento de Iluminação Pública (Ilume) vão substituir as atuais lâmpadas de vapor de sódio de 27 postes ornamentais por outras de vapor metálico, mais econômicas. Serão instalados também outros 42 postes com lâmpadas de LED.

CRISTIANE BOMFIM, O Estado de S.Paulo

04 de agosto de 2012 | 03h05

A Prefeitura pretende ampliar o horário de funcionamento do parque até as 22 horas. Hoje, os portões são fechados às 18 horas.

A remodelação da iluminação é um pedido da Associação de Moradores Defenda Higienópolis. "Já tínhamos detectado a necessidade do uso do parque no período noturno. Hoje, as pessoas caminham e praticam esportes à noite nas ruas do entorno. É mais seguro para os moradores e o parque pode ser mais bem aproveitado", diz Pedro Ivanow, presidente da entidade.

Melhoria. Hoje, além dos postes ornamentais, o Parque Buenos Aires tem um poste de 20 metros de altura com quatro lâmpadas (chamadas de pétalas) e outros 4 postes de 12 m de altura, com lâmpadas de vapor de sódio. A iluminação é prejudicada pelas copas das árvores.

A Ilume afirma que eles serão substituídos por 42 novos postes mais baixos, de 5 metros de altura.

As luminárias terão tecnologia LED, que são de 35% a 50% mais econômicas. A durabilidade das lâmpadas é de 60 mil horas, enquanto as usadas hoje funcionam até 24 mil horas. Com isso, a Prefeitura afirma que vai economizar até 75% na manutenção.

Moradores. Para a administradora de empresas Aretuza Franco Ramos, de 37 anos, a mudança é bem-vinda. "Caminho todas as manhãs. Seria ótimo se funcionasse também à noite, porque é um espaço seguro para a prática de esportes", diz.

O assistente de produção Juscelino Coelho de Souza, de 44 anos, conta que corre todas as noites nas ruas do bairro. "É perigoso por causa do trânsito. Acho que poderia fazer outros exercícios no parque nesse horário."

A Prefeitura não divulgou o custo da troca. As lâmpadas de LED serão doadas por uma empresa de iluminação.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.