Parada irregular de fretados ainda causa lentidão

Dois anos após medidas restritivas em São Paulo, ônibus param em qualquer lugar e prejudicam sobretudo a Av. dos Bandeirantes

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Por Marcio Pinho e Renato Machado
Atualização:

Os ônibus fretados voltaram a causar problemas para o trânsito de São Paulo. Quase dois anos após a criação da Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) - na qual fretados são proibidos de circular das 5h às 21h, de segunda a sexta-feira -, os locais reservados para as paradas foram praticamente abandonados e os fretados fazem desembarques onde bem entendem, causando congestionamentos.Uma das vias mais atingidas é a já problemática Avenida dos Bandeirantes, invadida entre as 6h30 e as 8h pelos fretados que seguem para a Marginal do Pinheiros. E esses veículos param para o desembarque a todo momento, bloqueando por alguns instantes a faixa que ocupam. "Ficar na faixa da direita é pedir para não andar de jeito nenhum, porque do nada aparece um fretado parado na sua frente para as pessoas descerem", diz o gerente comercial Ivan Matos, que usa a Bandeirantes para ir até a empresa em que trabalha, na região de escritórios da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.

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A Bandeirantes tem dois "bolsões de estacionamento" de fretados, com recuos criados pela Secretaria dos Transportes. Mesmo assim, a reportagem do Estado flagrou os fretados parando em cinco outros pontos da via. São locais sem estrutura para embarque e desembarque.Os pontos mais comuns são perto do viaduto da Avenida Santo Amaro, da Avenida Washington Luís e perto da Rua Nhambiquara e do semáforo da Rua Funchal. Outra via da região prejudicada por essas paradas é a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, apesar de haver pelo menos cinco pontos específicos para as paradas de fretados.No dia 12, por exemplo, um desses ônibus parou alguns metros após a Rua Arizona, apesar de haver um ponto de parada cerca de 50 metros antes e outro uns 300 metros depois.3 km para andar. Geraldo Maia, diretor da Assofresp, associação de empresas de fretamento, afirma que a maioria das empresas está respeitando os locais de parada, mas "como em toda atividade, há quem desrespeite". Ele afirma que a multa de R$ 2,5 mil é um motivo razoável para as empresas estarem adaptadas hoje à legislação. Ele afirma que há poucos pontos na Bandeirantes, onde a reportagem detectou irregularidades. São dois, e deveriam ser pelo menos quatro, defende. "Assim, as pessoas não precisariam andar 3 km após descerem." Na região de Pinheiros, a reportagem presenciou na mesma terça-feira, dia 12, um ônibus fretado na Rua Capote Valente com entrada e saída de passageiros por volta das 7h30. Já na Rua Deputado Lacerda Franco, vários fretados deixam passageiros entre as 7h e as 9h. A rua é a última alternativa de conversão à direita para quem vem pela Cardeal Arcoverde, antes da zona de proibição, que começa na Avenida Pedroso de Morais. "Passam o tempo todo de manhã. Acho que são uma boa alternativa ao péssimo transporte público da cidade", diz Lopes de Barros, dono de uma loja de tecidos.Na internetA reportagem encontrou sites de empresas que oferecem vagas para fretados com paradas em locais proibidos, como na Rua Inácio Pereira da Rocha, na esquina com a Lacerda Franco.

 

 

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